Uneis recebem cursos profissionalizantes do Pronatec

Lançado nesta semana, na Capital, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na Unidade Educacional de Internação Masculina (Unei) Dom Bosco. O Programa, que é uma iniciativa do governo federal, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso do Sul (Senac/MS), chegou até as Uneis do Estado graças […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Lançado nesta semana, na Capital, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) na Unidade Educacional de Internação Masculina (Unei) Dom Bosco. O Programa, que é uma iniciativa do governo federal, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso do Sul (Senac/MS), chegou até as Uneis do Estado graças ao empenho da Secretaria de Estado de Educação (SED), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Promotoria da Infância e Juventude, Senac/MS e Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas).

Inicialmente, o Pronatec oferecerá curso profissionalizante de vendedor e operador de computador em Campo Grande, atendendo 27 adolescentes da Escola Estadual Pólo Profª Evanilda Maria Neres Cavassa. Já na Unei Aurora Gonçalves Coimbra, em Três Lagoas, e na Unei Laranja Doce, em Dourados, serão oferecidas 20 vagas para o curso de vendedor.

No lançamento estiveram presentes o juiz da Vara da Infância e Juventude da Capital, Roberto Ferreira Filho, a gerente do Departamento de Educação (DEP) do Senac/MS, Jordana Duenha, a diretora-adjunta da Escola Pólo, Mary Estela Pita, o coordenador do Pronatec em Mato Grosso do Sul, Hildney de Oliveira, a gerente de gabinete da Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), Lirce Canepa, e o superintendente de Assistência Socioeducativa, Hilton Villasanti.

Segundo a diretora-adjunta da Escola Pólo, os cursos do Pronatec representam uma reinserção dos adolescentes na sociedade. “Acredito que com um curso profissionalizante como este eles poderão concorrer de forma igual com os outros adolescentes no mercado de trabalho”, disse a diretora. A mesma opinião tem o superintendente Hilton Villasanti. “O Pronatec trará um diferencial para os adolescentes e ainda temos a vantagem de estar cumprindo normas preconizadas pelo Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, o Sinase”, explicou.

O coordenador do Pronatec no Estado encara a chegada dos cursos às Uneis como uma vitória. “A Secretaria de Educação e os parceiros realizaram muito esforço para levar os cursos até os adolescentes e esperamos que seja a primeira de muitas outras turmas”, completou Oliveira.

Os cursos do Pronatec terão duração de 160 horas. Na Unei de Dourados as aulas começaram no último dia 4, em Campo Grande no dia 24, e, em Três Lagoas está previsto o início para o dia 1º de outubro. “Há previsão de mais vagas para o ano que vem”, afirmou a gerente do Senac Campo Grande, Ana Olíria Alves.

Conteúdos relacionados