UFGD se classifica em 1º lugar para obtenção da Rádio Educativa
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) se classificou em 1º lugar na análise do procedimento seletivo para a obtenção de outorga para a execução da Rádio Educativa em Dourados. A notícia foi dada à Instituição via ofício pelo Ministério das Comunicações na última sexta-feira, dia 09 de março. O serviço de radiofusão a ser […]
A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) se classificou em 1º lugar na análise do procedimento seletivo para a obtenção de outorga para a execução da Rádio Educativa em Dourados. A notícia foi dada à Instituição via ofício pelo Ministério das Comunicações na última sexta-feira, dia 09 de março. O serviço de radiofusão a ser executado pela UFGD tem fins exclusivamente educativos e se destina à transmissão de programas educativo-culturais, com grade de programação diversa que vai desde a educação básica, superior e educação permanente até a formação para o trabalho, além de abranger as atividades de divulgação educacional, cultural, pedagógica e de orientação profissional.
No resultado, a Universidade teve sua instrução entregue por completo, contendo todos os documentos necessários, entre eles uma proposta de grade de programação detalhada respeitando o limite mínimo de 16 horas de funcionamento, cuja análise foi concluída de acordo com o prazo estabelecido no aviso de habilitação publicado em setembro do ano passado.
Agora, a UFGD tem um prazo de 30 dias para manifestar interesse pela execução dos serviços via recurso ao Ministério das Comunicações. Neste mesmo período, as outras entidades também poderão apresentar seus recursos, se for o caso, conforme estabelece a Portaria nº 420.
A UFGD também concorre para a obtenção da outorga para a execução da TV Educativa em Dourados. A instrução da proposta ainda está sob análise do Ministério das Comunicações.
APOIO
Em novembro do ano passado, o professor doutor Damião Duque de Farias, reitor da UFGD, acompanhado do Senador da República, Delcídio do Amaral (PT/MS), e da vice-prefeita de Dourados, Dinaci Ranzi, entregou ao Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o projeto de implantação da Rádio Educativa UFGD.
O Senador Delcídio foi o responsável pela audiência marcada entre o ministro e o reitor, e destacou no momento que o fato de Dourados ter sido colocada no plano de outorga do governo federal é uma grande vitória para o município, para Mato Grosso do Sul e, principalmente, para a UFGD, que vai levar cultura, história e o fruto do trabalho dos alunos e do corpo docente a milhares de ouvintes e telespectadores.
Já a vice-prefeita de Dourados, Dinaci Ranzi, lembrou na época que a cidade de Dourados irradia saber e a presença de uma rádio e de uma TV produzidas pela comunidade universitária e interagindo com os diferentes setores da sociedade, vai ajudar a formar cidadãos cientes de seus direitos e deveres, participativos e comprometidos com o desenvolvimento da região.
Para o reitor Damião, a Rádio Educativa é instrumento importantíssimo de comunicação e de fomento da cultura e da arte em uma região que abrange 38 municípios. “ Definitivamente, a Universidade entra para o processo de democratização da comunicação no país, conforme enfatizou o próprio ministro Paulo Bernardo, com a implantação dos serviços”, enfatizou o reitor.
O PNO
A proposição da Rádio Educativa em Dourados integra o Plano Nacional de Outorgas 2011-2012 do Ministério das Comunicações que visa contemplar vários municípios de todas as regiões do Brasil com rádios e TVs exclusivamente educativas.
Dia 19 de setembro, foi publicado no Diário Oficial da União o aviso de habilitação para Serviços de Radiofusão Sonora em Frequência Modulada, com finalidade exclusivamente educativa, tendo na listagem das localidades contempladas, somente Dourados em Mato Grosso do Sul. A preferência da outorga, conforme o governo federal, foi para as universidades federais, com prazo de vigência de 10 anos.
Amanda Peter, uma atriz e dubladora de sucesso, tem se destacado nos últimos anos ao se dedicar a ensinar novos talentos e se tornar uma referência brasileira no competitivo cenário de atuação em Los Angeles.
Descubra o melhor horário para jogar Aviator, estratégias para aumentar suas chances de sucesso e dicas essenciais para aproveitar ao máximo o jogo do aviãozinho.