TSE já liberou envio de tropas federais para quatro Estados
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, até o momento, o envio de tropas federais para quatro Estados do Brasil, que solicitaram o reforço no policiamento por considerarem que não possuem condições de manter a segurança somente com as polícias locais. Segundo o tribunal, tropas serão enviadas para 50 localidades do Amazonas, Maranhão, Pará e Tocantins. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou, até o momento, o envio de tropas federais para quatro Estados do Brasil, que solicitaram o reforço no policiamento por considerarem que não possuem condições de manter a segurança somente com as polícias locais.
Segundo o tribunal, tropas serão enviadas para 50 localidades do Amazonas, Maranhão, Pará e Tocantins. Porém, o TSE já recebeu dos Tribunais Regionais Eleitorais (TRE’s) 16 pedidos de envio de força federal, para 90 localidades de seis Estados, mas alguns casos ainda estão sendo analisados.
O envio de forças federais só é autorizado pelo TSE após manifestação do respectivo governador sobre a impossibilidade de as forças de segurança estaduais garantirem a normalidade das eleições nos municípios e localidades listados.
O apoio das Forças Armadas para a manutenção da lei e da ordem no dia da eleição pode ser solicitado pela Justiça Eleitoral para regiões ou localidades onde se constate a necessidade de reforço no policiamento. Em julho deste ano, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia e o ministro da Defesa Celso Amorim reafirmaram a parceria entre a Justiça Eleitoral e as Forças Armadas.
Reforço
No Amazonas, os municípios que receberão tropas federais são: Maués, Manicoré e Novo Airão. Esta não será a primeira vez que a segurança nas eleições nesses municípios será garantida por forças federais. Em eleições anteriores, essas localidades contaram com o reforço das Forças Armadas.
No Tocantins, o município de Tocantínia e as aldeias indígenas Xerente, Rio Sono, P.I Xerente, Brejo Comprido, Rio Vermelho, Pedra Branca e Cachoeira também terão reforço das Forças Armadas.
No Maranhão, somente São Mateus do Maranhão necessitará de reforço das forças federais, enquanto no Pará, Estado com maior número de solicitações, 39 cidades terão tropas das Forças Armadas trabalhando no dia das eleições, em outubro.
Os municípios paraenses que receberão o reforço de segurança são: Afuá, Almeirim, Altamira, Aveiro, Barcarena, Cachoeira do Arari, Canaã dos Carajás, Capanema, Chaves, Conceição do Araguaia, Curuá, Curuçá, Eldorado dos Carajás, Faro, Floresta do Araguaia, Garrafão do Norte, Gurupá, Ipixuna do Pará, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Marabá, Nova Esperança do Piriá, Novo Progresso, Novo Repartimento, Paragominas, Parauapebas, Placas, Portel, Prainha, Redenção, Rondon do Pará, Santa Cruz do Arari, Santa Maria das Barreiras, São Félix do Xingu, São Miguel do Guamá, Terra Alta, Terra Santa e Tomé-Açu.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Segunda parcela do décimo terceiro deve ser depositada até sexta-feira
Conforme a legislação, o prazo para pagamento da primeira parcela terminou em 29 de novembro
Camila Jara apresenta proposta para taxar milionários e isentar IR até R$ 5 mil
A proposta faz parte do pacote de projetos do Gabinete Compartilhado, composto de 6 congressistas
Defesa pede liberdade de jovem preso com Jeep de ex-superintendente da Cultura assassinado
Roberto Figueiredo foi encontrado morto pela irmã na manhã de sexta-feira (13); adolescente confessou o crime e foi apreendido
Projeto de Lei quer proibir acorrentamento de cães e gatos em todo o Estado
De acordo com o texto, o uso de correntes ou o confinamento só será permitido em condições que respeitem as necessidades básicas dos animais
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.