TAP exibe curtas-metragens sul-mato-grossenses em voos da companhia
A partir deste sábado (20), a empresa aérea TAP transmite curtas-metragens sul-mato-grossenses em sua programação. O acordo vai divulgar o cinema regional em 77 destinos de 35 países onde a transportadora aérea faz pousos e decolagens. A seleção da produção independente do Brasil está sendo feita em parceria com a ACV/MS (Associação de Cinema e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A partir deste sábado (20), a empresa aérea TAP transmite curtas-metragens sul-mato-grossenses em sua programação. O acordo vai divulgar o cinema regional em 77 destinos de 35 países onde a transportadora aérea faz pousos e decolagens. A seleção da produção independente do Brasil está sendo feita em parceria com a ACV/MS (Associação de Cinema e Vídeo de Mato Grosso do Sul), com a curadoria do cineasta e presidente da ACV, Candido Alberto Fonseca.
Segundo Cândido, além de divulgar o trabalho dos produtores regionais, a parceria busca inovar a forma de fazer política cultural no país. “Esse é o primeiro contrato oficial do audiovisual sul-mato-grossense que vai divulgar nosso cinema em vôos brasileiros e internacionais. É uma inovação na forma de divulgar nossa produção e também na política cultural do país”, destacou.
Para o lançamento do convênio foram selecionados três curtas, sendo: “Ela veio me ver” de Essi Leal, “Paralelos” de Alexandre Basso e Patt Helney-Um Caminho” de Cândido Alberto da Fonseca. Os filmes retratam momentos diferentes de Mato Grosso do Sul. O Estado inicia as transmissões que vão percorrer a produção independente em todo o Brasil.
Os produtores que também quiserem colocar suas produções “no ar”, podem entrar em contato com o curador, pelo telefone (67) 9608-7066 ou pelo e-mail [email protected] .
Entre as grandes empresas aéreas mundiais, a TAP é a única que oferece um canal de filme brasileiro em programação permanente de entretenimento, além de um canal de áudio com música popular brasileira, produzido em parceria com a gravadora Biscoito Fino – detentora de um dos maiores acervos do gênero.
A ACV-MS é filiada a ABDn (Associação Brasileira de Documentarista e Curta-metragistas Nacional), única entidade associativa do cinema brasileiro presente em todas as unidades federativas, que agrega realizadores de curtas-metragens e documentários.
Cinema independente a bordo da TAP
Desde 2011 a TAP vem apoiando a produção do cinema independente. Tudo começou com o Festival Indie Lisboa e a criação dos “Prêmio TAP para Melhor Longa Metragem Portuguesa de Ficção” e o “Prêmio TAP para Melhor Documentário de Longa Metragem Português”.
Entusiasmada com a boa repercussão, a empresa aérea apoiou a produção do curta brasileiro “O Brasil de Pero Vaz…caminha”, dirigido por Bruno Laet. O curta, que tem a narração de Ruy Guerra e Fado Tropical de Chico Buarque e Ruy Guerra como tema musical, após ter sido distinguido como Hours Concours no Festival de Cinema do Rio de Janeiro tem colecionado prêmios em festivais no mundo todo, incluindo o de Melhor Curta no 5º Los Angeles Brazilian Film Festival – em Los Angeles, Estados Unidos.
Essa proximidade com o cinema e o fato de ser a maior ligação entre os países de língua portuguesa despertaram na empresa o interesse em ser também a melhor vitrine para a produção cinematográfica lusófona independente na Europa, Africa e Brasil: a TAP está lançando um canal totalmente dedicado a produção independente lusófona, mais uma atração dentro da enorme variedade de conteúdos disponíveis a bordo.
Já a seleção da produção independente do Brasil está sendo feita em parceria com a ACV/MS – Associação de Cinema e Vídeo, braço da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas, com a curadoria do cineasta Candido Alberto Fonseca. (Com informações da assessoria)
Notícias mais lidas agora
- Ídolo do futebol brasileiro, Diego Alves participa de bate-bola no Know How Experience em MS
- TJMS derruba liminar que tirou do ar matéria do Midiamax sobre fotógrafo acusado de assédio sexual
- Dupla que roubou comércios em Campo Grande e esfaqueou dono de mercearia é presa em frente a delegacia
- Após operação policial, bares da 14 cancelam shows musicais em ação de repúdio
Últimas Notícias
Tribunal recomenda que Paranaíba não pague vencedora de licitação do aterro sanitário
Aterro sanitário de Paranaíba é alvo de disputa após empresa ser excluída do processo licitatório. Contrato de até R$ 3,9 milhões foi oferecido após inspeção identificar série de problemas no local
Polícia investiga denuncia de estupro idosa de 69 anos em área indígena de Dourados
Vítima é moradora da retomada Ñu Verá, que fica às margens de rodovia perimetral
Perseguição policial acaba com adolescente batendo motocicleta em muro em MS
Adolescente ainda entrou em luta com um dos policiais
Prefeitura de Juti cria Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional
O COMSEA será responsável por estabelecer diálogo permanente entre a administração municipal e as organizações sociais nela representadas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.