TAP exibe curtas-metragens sul-mato-grossenses em voos da companhia

A partir deste sábado (20), a empresa aérea TAP transmite curtas-metragens sul-mato-grossenses em sua programação. O acordo vai divulgar o cinema regional em 77 destinos de 35 países onde a transportadora aérea faz pousos e decolagens. A seleção da produção independente do Brasil está sendo feita em parceria com a ACV/MS (Associação de Cinema e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A partir deste sábado (20), a empresa aérea TAP transmite curtas-metragens sul-mato-grossenses em sua programação. O acordo vai divulgar o cinema regional em 77 destinos de 35 países onde a transportadora aérea faz pousos e decolagens. A seleção da produção independente do Brasil está sendo feita em parceria com a ACV/MS (Associação de Cinema e Vídeo de Mato Grosso do Sul), com a curadoria do cineasta e presidente da ACV, Candido Alberto Fonseca.

Segundo Cândido, além de divulgar o trabalho dos produtores regionais, a parceria busca inovar a forma de fazer política cultural no país. “Esse é o primeiro contrato oficial do audiovisual sul-mato-grossense que vai divulgar nosso cinema em vôos brasileiros e internacionais. É uma inovação na forma de divulgar nossa produção e também na política cultural do país”, destacou.

Para o lançamento do convênio foram selecionados três curtas, sendo: “Ela veio me ver” de Essi Leal, “Paralelos” de Alexandre Basso e Patt Helney-Um Caminho” de Cândido Alberto da Fonseca. Os filmes retratam momentos diferentes de Mato Grosso do Sul. O Estado inicia as transmissões que vão percorrer a produção independente em todo o Brasil.

Os produtores que também quiserem colocar suas produções “no ar”, podem entrar em contato com o curador, pelo telefone (67) 9608-7066 ou pelo e-mail [email protected] .

Entre as grandes empresas aéreas mundiais, a TAP é a única que oferece um canal de filme brasileiro em programação permanente de entretenimento, além de um canal de áudio com música popular brasileira, produzido em parceria com a gravadora Biscoito Fino – detentora de um dos maiores acervos do gênero.

A ACV-MS é filiada a ABDn (Associação Brasileira de Documentarista e Curta-metragistas Nacional), única entidade associativa do cinema brasileiro presente em todas as unidades federativas, que agrega realizadores de curtas-metragens e documentários.

Cinema independente a bordo da TAP

Desde 2011 a TAP vem apoiando a produção do cinema independente. Tudo começou com o Festival Indie Lisboa e a criação dos “Prêmio TAP para Melhor Longa Metragem Portuguesa de Ficção” e o “Prêmio TAP para Melhor Documentário de Longa Metragem Português”.

Entusiasmada com a boa repercussão, a empresa aérea apoiou a produção do curta brasileiro “O Brasil de Pero Vaz…caminha”, dirigido por Bruno Laet. O curta, que tem a narração de Ruy Guerra e Fado Tropical de Chico Buarque e Ruy Guerra como tema musical, após ter sido distinguido como Hours Concours no Festival de Cinema do Rio de Janeiro tem colecionado prêmios em festivais no mundo todo, incluindo o de Melhor Curta no 5º Los Angeles Brazilian Film Festival – em Los Angeles, Estados Unidos.

Essa proximidade com o cinema e o fato de ser a maior ligação entre os países de língua portuguesa despertaram na empresa o interesse em ser também a melhor vitrine para a produção cinematográfica lusófona independente na Europa, Africa e Brasil: a TAP está lançando um canal totalmente dedicado a produção independente lusófona, mais uma atração dentro da enorme variedade de conteúdos disponíveis a bordo.

Já a seleção da produção independente do Brasil está sendo feita em parceria com a ACV/MS – Associação de Cinema e Vídeo, braço da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas, com a curadoria do cineasta Candido Alberto Fonseca. (Com informações da assessoria)

Conteúdos relacionados