Talibã ataca base da Otan no Afeganistão e mata dois soldados americanos
Insurgentes talibãs atacaram uma base de alta segurança da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), na província de Helmand, e mataram dois soldados norte-americanos. O ataque à base de Camp Bastion ocorreu em represália ao filme Inocência dos Muçulmanos, feito nos Estados Unidos, que provocou uma onda de protesto no mundo muçulmano, por satirizar […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Insurgentes talibãs atacaram uma base de alta segurança da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), na província de Helmand, e mataram dois soldados norte-americanos.
O ataque à base de Camp Bastion ocorreu em represália ao filme Inocência dos Muçulmanos, feito nos Estados Unidos, que provocou uma onda de protesto no mundo muçulmano, por satirizar o profeta Maomé e o islamismo.
O movimento que luta contra a presença de tropas internacionais no Afeganistão prometeu novos ataques em todo o país, pelos “insultos ao nosso amado profeta do Islã”.
O príncipe Harry, terceiro na linha da sucessão do trono britânico, que foi enviado na semana passada ao Afeganistão, está baseado em Camp Bastion, mas não foi atingido no ataque, de acordo com um porta-voz da Otan.
Os militares da organização querem entender como a base pode ter sido atacada, já que fica no meio do deserto e tem ótima visibilidade de todo o entorno.
A Otan diz que o Talibã conseguiu se aproveitar de uma das fraquezas de Camp Bastion. A base é cercada por um muro, mas os rebeldes acharam um ponto vulnerável no perímetro. Um homem-bomba começou o ataque, que abriu passagem para os demais insurgentes entrarem na base.
O local abriga militares de todos os países com forças no Afeganistão. O setor chamado de Camp Leatherneck, que hospeda os americanos, foi o alvo do ataque surpresa, matando dois fuzileiros navais dos Estados Unidos. Soldados de outros países ficaram feridos.
Os insurgentes usaram morteiros e foguetes na ofensiva, que começou às 22h de ontem (14h30 no horário de Brasília) e durou quatro horas. Aeronaves da Otan e alguns prédios ficaram danificados. O governador da província de Helmand disse que 16 insurgentes do Talibã morreram.
O ataque acontece em meio às operações da Otan para retirada da maioria das tropas estrangeiras do Afeganistão. O prazo para a saída dos soldados é 2014.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.