Taleban mata quatro soldados franceses no Afeganistão

A presidência francesa confirmou neste sábado a morte de quatro soldados franceses em Kapisa, região sob controle da França no leste do Afeganistão, em um ataque reivindicado pela milícia islâmica do Taleban. Além dos mortos, a ação do grupo também deixou cinco feridos, três deles em estado grave. “Foi iniciada uma investigação para determinar as […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
A presidência francesa confirmou neste sábado a morte de quatro soldados franceses em Kapisa, região sob controle da França no leste do Afeganistão, em um ataque reivindicado pela milícia islâmica do Taleban. Além dos mortos, a ação do grupo também deixou cinco feridos, três deles em estado grave.
“Foi iniciada uma investigação para determinar as causas desse drama”, indicou o Palácio do Eliseu em comunicado, referindo-se às primeiras baixas francesas em território afegão desde a posse do presidente François Hollande.
Mais de 80 soldados franceses morreram no Afeganistão, os últimos em janeiro, em um atentado cometido por um taleban infiltrado em um centro de formação. Vestido com um uniforme militar, o afegão abriu fogo, matou cinco soldados franceses e deixou outros 15 feridos.
Antes da confirmação do Eliseu, Zabihullah Mujahid, porta-voz dos insurgentes, reivindicou autoria do ataque, afirmando que foi lançado por homens-bomba. O porta-voz da polícia de Kapisa, Ahmad Ahmadzai, disse que o ataque teve como alvo um comboio de tropas francesas no distrito de Nijrab.
“O homem estava disfarçado de mulher, vestido com uma burca, e se aproximou das tropas francesas que patrulhavam uma localidade do distrito Nijrab quando detonou os explosivos”, afirmou Sediq Sediqqi, porta-voz do Ministério do Interior afegão.
O contigente de quase 2 mil soldados francesas no Afeganistão está em pleno processo de retirada, em cumprimento à promessa eleitoral de Hollande de abandonar o país asiático antes do fim deste ano.

Conteúdos relacionados