Sul-coreano “Pietá” ganha o Leão de Ouro do Festival de Veneza 2012

Prêmio máximo do Festival de Cinema de Veneza , o Leão de Ouro foi entregue ao cineasta sul-coreano Kim Ki-duk pelo filme “Pietá” .   O longa conta a história do sanguinário Kang-do (Lee Jung-jin), que trabalha para um agiota e deixa deficientes os clientes incapazes de pagar seus débitos, na cidade de Cheonggyecheon O […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Prêmio máximo do Festival de Cinema de Veneza , o Leão de Ouro foi entregue ao cineasta sul-coreano Kim Ki-duk pelo filme “Pietá” .

 

O longa conta a história do sanguinário Kang-do (Lee Jung-jin), que trabalha para um agiota e deixa deficientes os clientes incapazes de pagar seus débitos, na cidade de Cheonggyecheon O prêmio de melhor diretor ficou com Paul Thomas Anderson, pelo filme “The Master” . ‘Pietà’, do diretor sul-coreano Kim Ki-duk.

 

O júri da edição 2012 do evento foi presidido pelo cineasta norte-americano Michael Mann, e formado pela artista performática Marina Abramovic, pelas atrizes Laetitia Casta e Samantha Morton, pelo produtor de Hong Kong Peter Ho-Sun Chan, pelo diretor israelense Ari Folman, pelo italiano Matteo Garrone, pela franco-suíça Ursula Meier e pelo argentino Pablo Trapero.

Veja abaixo a lista dos premiados: Leão de Ouro de melhor filme: “Pietá” , de Kim ki-duk Leão de Prata de melhor diretor: Paul Thomas Anderson, por “The Master” Prêmio Especial do Júri: Ulrich Seidl, por “Paradies: Glaube” Copa Volpi de melhor ator: Joaquin Phoenix e Philip Seymour Hoffman, por “The Master” Copa Volpi de melhor atriz: Hadas Yaron, por “Fill the Void” Prêmio Marcello Mastroianni a um intérprete estreante: Fabricio Falco, “Stato il Figlio” e “Bella Addormentata” Prêmio de melhor roteiro: Olivier Assayas, por “Après Mai” Prêmio de melhor contribuição técnica: Daniele Cipri, por “Stato il Figlio”

Conteúdos relacionados