O debate para a criação do colegiado sobre a tuberculose e a hanseníase será realizado nesta segunda-feira (17), a partir das 13h30, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. A meta do evento é ampliar a atuação do grupo de trabalho já existente na Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) – a Gerência Técnica de Tuberculose e Hanseníase- com o convite para a adesão de outros serviços envolvidos no controle e prevenção das duas doenças.

O secretário municipal de saúde, , assinala a importância da constituição do colegiado: “é um espaço de negociação, articulação, decisão, planejamento, coordenação e de ações conjuntas a partir da definição de prioridades e da pactuação de soluções, configurando-se como estratégia para o fortalecimento do trabalho em redes”.

Na opinião da Gerente Técnica de Doenças Transmissíveis da Sesau, Andréia Silva, esse movimento de criação do colegiado chega no momento certo para “melhorar a assistência aos dois agravos que ainda apresentam uma incidência significativa na população, que são a tuberculose e a hanseníase”. Dados epidemiológicos – A tuberculose é um problema prioritário de saúde no Brasil, e juntamente com outros 21 países em desenvolvimento soma 80% dos casos mundiais da doença. Estima-se que cerca de um terço da população mundial está infectada com o Mycobacterium tuberculosis, podendo desenvolver a enfermidade. Aproximadamente 111 mil novos casos são registrados anualmente no Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN).

O número crescente de casos e os problemas relacionados ao controle global da Tuberculose são favorecidos pela pobreza, por recursos insuficientes no âmbito da saúde pública, pela da AIDS, pela multirresistência às drogas, além do envelhecimento populacional e dos grandes movimentos migratórios. Em 2011, o Estado de Mato Grosso do Sul apresentou uma taxa de incidência da doença de 36,6/ 100.000 habitantes, que se configura como a décima oitava do país. se destaca como a oitava capital em número de casos novos de tuberculose, com uma taxa de incidência de 35,03/ 100.000 habitantes.