Sesau prepara ações para o Dia Mundial do Coração

Uma série de atividades está organizada para comemorar o Dia Mundial do Coração, no próximo sábado (29). A programação se estenderá das 7h às 10h, no Parque das Nações Indígenas. Na programação do evento, estão previstas as seguintes atividades: aferição da pressão arterial, avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal), aulas de dança, alongamento e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Uma série de atividades está organizada para comemorar o Dia Mundial do Coração, no próximo sábado (29). A programação se estenderá das 7h às 10h, no Parque das Nações Indígenas. Na programação do evento, estão previstas as seguintes atividades: aferição da pressão arterial, avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal), aulas de dança, alongamento e aeróbica, caminhada, orientação nutricional, sobre tabagismo e atividades físicas, além da quick massagem.

No dia 30 de setembro comemora-se o Dia Mundial do Coração. Os profissionais de saúde aproveitam a data para alertar a população para as doenças que colocam em risco a saúde desse órgão e promover a prevenção. Estima-se que no Brasil existam pelo menos 600 mil pessoas que convivem com algum tipo de problema circulatório.

Em Campo Grande, as doenças do aparelho circulatório responderam, em 2010, por 29,9% do total de mortes (foram 1.301 óbitos do total de 4.621), ocupando o primeiro lugar ao longo da última década. A maior incidência registrada foi do infarto agudo do miocárdio, com 307 mortes, representando 22,23% do total de óbitos por essa causa. A faixa etária de risco é a partir dos 50 anos.

Até agosto deste ano, foram cadastrados na Capital 68.024 pacientes com hipertensão arterial nas unidades de saúde do município. Segundo dados do Vigitel (Vigilância dos Fatores de Risco por Inquérito Telefônico do Ministério da Saúde) referentes a 2011, o percentual de adulto maior ou igual a 18 anos com hipertensão arterial auto referida nas entrevistas foi de 24% da população de Campo Grande.

Entre os fatores de risco das doenças circulatórias (infarto agudo do miocárdio, insuficiência cardíaca, arritmias e derrame cerebral) estão: colesterol alto, tabagismo, hipertensão arterial, obesidade, sedentarismo, diabetes e histórico familiar de problemas cardíacos.

A melhor forma de prevenção recomendada pelos médicos é levar uma vida saudável, a começar pela alimentação, que deve ser constituída por vegetais, gordura vegetal, cereais, frutas e carnes magras. Sal em excesso também é considerado perigoso, principalmente para quem tem pressão alta.

“Praticar exercícios físicos regulares é o segundo passo para cuidar da saúde do coração. A atividade física beneficia o controle da pressão arterial, do colesterol, da glicose, reduz o percentual de gordura corporal e aumenta a massa magra. Está comprovado, cientificamente, que as pessoas que fazem 30 minutos de exercícios físicos diários vivem mais e melhor”, argumenta Enelita Mazon, gerente técnica de atividades físicas da Sesau.

A organização do Dia Mundial do Coração é da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), por meio da gerência de atividades físicas/doenças e agravos não transmissíveis, e da Sociedade de Cardiologia. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no telefone 3314-3060 (falar com Enelita).

 

Conteúdos relacionados