Saúde amplia campanha contra câncer de mama e colo em Dourados

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado as campanhas de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, procurando atender todas as mulheres douradenses. A novidade agora é ação também no período noturno e aos sábados, para atender mulheres que trabalham no horário comercial. No dia 21 deste mês, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, tem intensificado as campanhas de prevenção ao câncer de mama e colo de útero, procurando atender todas as mulheres douradenses. A novidade agora é ação também no período noturno e aos sábados, para atender mulheres que trabalham no horário comercial.

No dia 21 deste mês, a campanha aconteceu na Unidade de Saúde do Jardim Cuiabazinho. A equipe da Saúde realizou 45 coletas de exame preventivo e 32 de exames de mama. As mulheres com mais de 50 anos foram encaminhadas para realização de mamografia, conforme determina o Ministério da Saúde.

No dia 24 de março, a ação foi na Unidade do João Paulo II, onde 57 mulheres foram atendidas com a realização do preventivo e exame de mama durante todo o sábado.

A próxima mobilização acontece neste sábado, na Unidade de Saúde do BNH 4º Plano, na Rua Manoel Rasselen. Todas as mulheres da região poderão procurar a unidade para atendimento.

De acordo com a gerente do Núcleo de Ações Programáticas da Secretaria de Saúde, Cristiane Kruber, o objetivo da campanha é proporcionar às mulheres que trabalham a oportunidade de fazer o exame preventivo do colo do útero e exame de mama e desta forma oferecer mais qualidade de vida à população.

“É importante que toda mulher realize o exame preventivo e de mamas anualmente ou de acordo com orientação do profissional de saúde. Estes dois exames permitem que seja realizado o tratamento precoce em caso de alguma alteração. E deve fazer parte da rotina de exames das mulheres”, declarou Cristiane.

A coleta de material para o exame preventivo não pode ser feita durante a menstruação, a mulher não pode manter relações sexuais nas últimas 72 horas antes da coleta e não pode usar nenhum tipo de creme ou pomada nesse mesmo período.

Todas as unidades de saúde de Dourados realizam os exames. As douradenses devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e se informar sobre o atendimento.

Conteúdos relacionados