Santa Cruz bate Náutico, é vice-líder e deixa rival em crise

Em partida emocionante realizada no Estádio Arruda, em Recife, pelo Campeonato Pernambucano, o agora vice-líder Santa Cruz fez seu dever de casa e derrotou o arquirrival Náutico por 1 a 0 neste domingo, em duelo válido pela 20ª rodada. O gol da vitória foi marcado por Renatinho, ainda na etapa inicial, e ajudou a instaurar […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em partida emocionante realizada no Estádio Arruda, em Recife, pelo Campeonato Pernambucano, o agora vice-líder Santa Cruz fez seu dever de casa e derrotou o arquirrival Náutico por 1 a 0 neste domingo, em duelo válido pela 20ª rodada. O gol da vitória foi marcado por Renatinho, ainda na etapa inicial, e ajudou a instaurar a crise no adversário, que completou cinco jogos sem vitórias no Estadual.

Com o resultado, o Santa Cruz aingiu a vice-liderança do certame a três pontos do Sport, que tem 44 e goleou o Serra Talhada por 5 a 0 neste último sábado. O Náutico, por sua vez, segue na quarta colocação, mas com 35 pontos – o Salgueiro é o terceiro, com 39.

Restando duas rodadas para o término da primeira fase, o Santa Cruz volta a campo no próximo domingo, às 16h (de Brasília), quando encara o América, no Estádio Arruda. Já o Náutico entra em campo no sábado, quando enfrenta o Serra Talhada, no Estádio dos Aflitos, às 19h.

Buscando acabar com o princípio de crise que ronda o Estádio dos Aflitos nos últimos dias, o Náutico chegou ao campo de seu arquirrival precisando desesperadamente de uma vitória. Os nove pontos de desvantagem para o líder Sport têm incomodado a cúpula do clube, que vive momento ruim no Estadual.

Por isso, a equipe partiu para cima desde o início. Nos minutos iniciais, dominou a posse de bola e tentou acuar o Santa Cruz, e vivue seu primeiro bom momento com Lenon. O meio-campista recebeu passe na intermediária e arriscou um chute forte de pé esquerdo, mas o goleiro Thiago Cardoso segurou firme no meio do gol.

O Santa respondeu com o lateral esquerdo Renatinho, que invadiu a área, fintou Ronaldo Souza e tentou concluir com categoria, mas viu seu arremate sair sem força e, portanto, inofensivo. O goleiro Felipe apenas segurou e seguiu o clássico no Arruda.

Aos 19min, com o jogo mais truncado pelo meio de campo, eis que ocorre um momento chave, especialmente para o Santa Cruz. Anderson Pedra tentou a jogada, mas foi derrubado por Eduardo Ramos e o árbitro assinalou falta. Na cobrança, após bola levantada na área, melhor para o time da casa.

Um bate e rebate ocorreu na grande área do Náutico, Dênis Marques chegou com tudo, ajeitou a bola para Renatinho que, de pé esquerdo, finalizou no ângulo direito do goleiro Felipe, marcando um belo gol: 1 a 0 para o Santa Cruz. A partir daí, o Náutico rumou para o campo de ataque.
Eduardo Ramos, o mais acionado do meio de campo do clube visitante, cobrou escanteio na área, na sequência, e Ronaldo Alves chegou cabeceando livre, mas Thiago Cardoso fez a defesa em dois tempos e salvou o Santa Cruz. O time da casa respondeu com Geílson, que cabeceou de costas e por pouco não ampliou.

Na etapa complementar, o Náutico voltou em busca do empate ainda no início, com Eduardo Ramos. O meia cobrou escanteio venenoso que percorreu toda a grande área adversária, mas a bola cruzou à frente de todo mundo e saiu pela linha de fundo do outro lado.

O segundo tempo seguiu nervoso. A partida, faltosa, ficava cada vez mais truncada, e os ânimos começaram a ferver. Aos 12min, Anderson Pedra agarrou Eduardo Ramos e recebeu seu segundo cartão amarelo no confronto, sendo expulso por levar o vermelho na sequência.

Com um a menos, o Santa Cruz se fechou no campo de defesa. O Náutico buscou aproveitar os espaços e quase empatou, após cruzamento de Eduardo Ramos na cabeça de Siloé, mas o goleiro Thiago Cardoso fez defesa segura.

Depois, Marquinho arriscou alçar na área para Eduardo Ramos, em nova intervenção de Thiago Cardoso. O excesso de faltas no confronto ainda renderia um princípio de confusão entre os jogadores, que trocaram empurrões após infração de Léo Santos. O árbitro acalmou os ânimos, mas Jefferson pegou Natan sem bola e foi expulso em seguida.

Encerrou o confronto minutos depois, dando ao Santa uma importante vitória contra o Náutico, que por sua vez somou seu quinto jogo sem triunfo no Estadual – perdeu por 1 a 0 para o Salgueiro, empatou com o Sport sem gols, com o Ypiranga também por 0 a 0 e com o Petrolina por 1 a 1.

Conteúdos relacionados