Rota CineMS leva animações a municípios do interior a partir desta terça

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul inicia nesta terça-feira (22) a programação mensal do projeto Rota CineMS, que pega a estrada e leva a programação especial da Mostra Infantil de Animações Brasileiras para crianças do ensino fundamental de Maracaju, Jardim e Porto Murtinho. As exibições são gratuitas. A equipe do projeto Rota […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul inicia nesta terça-feira (22) a programação mensal do projeto Rota CineMS, que pega a estrada e leva a programação especial da Mostra Infantil de Animações Brasileiras para crianças do ensino fundamental de Maracaju, Jardim e Porto Murtinho. As exibições são gratuitas.

A equipe do projeto Rota CineMS selecionou curtas que abordam assuntos, situações, paisagens, trilha sonora e personagens da cultura popular brasileira, proporcionando ao público infantil acesso a essa arte produzida em nosso país.

Confira a programação:

Maracaju

22 de Maio – 8h30 – Escola Municipal Educar para Crescer

Jardim

22 de Maio – 15h – Sede Social da Ong Arte Viva Jardim Serra da Bodoquena

Porto Murtinho

23 de Maio – 9h – ENEI Escola Municipal de Educação Infantil Primeiros Passos

14h – Centro de Educação Infantil Laura Vincuña

Cinema no interior

O Rota CineMS, o cinema itinerante da Fundação de Cultura, tem como objetivo difundir o cinema brasileiro e regional. O projeto, que desde 2006 leva a arte do audiovisual para os municípios, já foi visto por mais de 15 mil moradores de cidades do interior que não tinham acesso a nenhuma sala de exibição, promovendo o conhecimento e o reconhecimento da nossa identidade cultural.

“Com a exibição e discussão de filmes e animações nacionais pretende-se iniciar um processo de formação de platéia crítica e a difusão da produção em Mato Grosso do Sul”, comenta Américo Calheiros, presidente da Fundação de Cultura do governo do Estado.

Ao mesmo tempo em que leva a arte do cinema aos municípios, o Rota CineMS também ajuda a estabelecer novas salas de exibição e cineclubes, segundo Lidiane Lima, coordenadora do projeto e do Núcleo de Audiovisual da Fundação de Cultura. “Já ajudamos a estruturar um cineclube após a concretização do programa Interação. Os ex-alunos se organizaram e iniciaram o projeto exibindo os filmes que produziram”, explica.

Conteúdos relacionados