Queniana ‘cruzeirense’ domina São Silvestre; brasileira é 6ª

Não houve maiores surpresas nas primeiras colocações da corrida feminina de São Silvestre em 2012. As atletas africanas dominaram de ponta a ponta, e a queniana Maurine Kipchumba, contratada pelo Cruzeiro, destoou das concorrentes para faturar o quarto título seguido do país entre as mulheres. Desde o início, o pelotão de elite da África já […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Não houve maiores surpresas nas primeiras colocações da corrida feminina de São Silvestre em 2012. As atletas africanas dominaram de ponta a ponta, e a queniana Maurine Kipchumba, contratada pelo Cruzeiro, destoou das concorrentes para faturar o quarto título seguido do país entre as mulheres.

Desde o início, o pelotão de elite da África já disparou na liderança. Kipchumba, 24 anos, não teve adversárias: já na subida da Av. Brigadeiro, considerada a porção crucial do trajeto, a atleta estava muito à frente das demais e confirmou sem problemas o triunfo.

A segunda colocação ficou com a tanzaniana Jackline Shakilu, enquanto outra atleta do Quênia chegou em terceiro: Rumokol Chepkanan. A primeira não-africana foi a brasileira Tatiele Carvalho, no sexto lugar.

A corrida

O pelotão de frente foi dominado pelas africanas desde o começo. A brasileira Tatiele Carvalho tentou se intrometer na disputa, sem sucesso. Marily dos Santos chegou a se desgarrar nas imediações do Estádio do Pacaembu, mas foi rapidamente alcançada.

Na altura do quarto quilômetro, sete africanas formavam o grupo de liderança, seguidas por Tatiele. Em seguida, a queniana Maurine Kipchumba, contratada pelo Cruzeiro para a São Silvestre, e a tanzaniana Jackline Juma Sakilu se desgarraram do pelotão de frente.

Trajada com o uniforme celeste do clube mineiro, Maurine Kipchumba aumentou o ritmo e passou a liderar de forma isolada na altura do 10º quilômetro do percurso. Tatiele Carvalho era a brasileira melhor colocada na disputa, mas em papel de coadjuvante.

Com passadas largas, Kipchumba construiu uma vantagem segura na primeira colocação. No Viaduto do Chá, a queniana se deu ao luxo de olhar para trás e ganhou ainda mais confiança ao não avistar concorrentes em condições de ameaçar sua posição.

Kipchumba passou pela subida da Avenida Brigadeiro Luís Antônio com tranquilidade e entrou na Avenida Paulista sem correr riscos para cruzar a linha de chegada. Tatiele Carvalho ficou fora do pódio, mas completou a disputa no sexto lugar e foi a melhor brasileira.

Confira as cinco primeiras colocadas da São Silvestre

1 – Maurine Jelagat Kipchumba (Quênia): 51min42s

2 – Jackline Juma Sakilu (Tanzânia): 52min11s

3 – Rumokol Elizabeh Chepkanan (Quênia): 52min50s

4 – Fekede Almaz Negede (Etiópia): 53min36s

5 – Anastazia Msandai Mhomi Ghamaa (Tanzânia): 53min42s

Conteúdos relacionados