Queda de temperatura aumenta casos de gripes, resfriados e alergias
Com o frio, os locais tendem a permanecer mais tempo fechados, o que faz com que seja mais fácil transmitir vírus da gripe e resfriados
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o frio, os locais tendem a permanecer mais tempo fechados, o que faz com que seja mais fácil transmitir vírus da gripe e resfriados
A acentuada queda de temperatura que já está sendo sentida pelos sul-mato-grossenses vem acompanhada com o aumento dos casos de gripes, resfriados e alergias. Segundo o infectologista da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Rivaldo Venâncio, quando as temperaturas caem, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados e com pouca ventilação, o que potencializa a transmissão de doenças respiratórias. Outro fator apontado é que nessa época do ano, entre maio e agosto, há uma diminuição das chuvas, o que faz com que o ar fique mais seco, aumentando a incidência de alergias respiratórias.
Venâncio explicou que é normal que a procura por atendimento nos postos de saúde aumente já que existe maior propensão às principais doenças respiratórias, como resfriados, gripes e crises alérgicas. A filha de dona Élia de Freitas, 50, tem broncopneumonia e sempre que o tempo muda, sua alergia ataca. “Ele tem problema de bronquite e não dorme a noite, nem come, só tosse muito e fica com falta de ar. É virar o tempo a doença ataca”, disse.
O estoquista, Sidnei da Costa, 19, declarou que pegou uma gripe no serviço e que quando fica frio, “sempre tem alguém para passar um resfriado”. “No sábado tinha um amigo meu do serviço que estava gripado e agora eu e mais três já pegamos a gripe dele, por causa da convivência no trabalho”, afirmou.
Uma observação importante feita pelo infectologista é que a gripe é mais severa que o resfriado. “A gripe é transmitida pelo vírus influenza e abate mais as pessoas, vindo acompanhada de febre, dores no corpo e uma série de outros sintomas. Já o resfriado, pode ser transmitido por vírus diferentes”, afirmou Rivaldo.
Sobre os casos de tosse, o especialista informou que geralmente são considerados uma manifestação clínica de alguma outra doença, que pode ir desde uma gripe até casos mais graves como uma pneumonia. No caso dos alérgicos, o leque é muito amplo, pois vai desde uma alergia a algum tipo de tecido, quando a pessoa tira o casaco do armário e veste, até aqueles que têm bronquite asmática, que são um dos casos de pessoas que mais sofrem nessa época do ano.
Rivaldo alerta que a recomendação para prevenção de doenças respiratórias ou “da época do frio” é manter os ambientes limpos e arejados, colocar as roupas – quando possível – para tomar sol, e principalmente beber bastante água.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.