Putin e Obama pedem que Irã respeite compromissos nucleares
Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, pediram nesta segunda-feira ao Irã que respeite “completamente” seus compromissos em matéria nuclear, em um momento em que as conversas com Teerã em Moscou se complicam. “Estamos de acordo que o Irã deve empreender sérios esforços para recuperar a confiança internacional sobre a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, pediram nesta segunda-feira ao Irã que respeite “completamente” seus compromissos em matéria nuclear, em um momento em que as conversas com Teerã em Moscou se complicam.
“Estamos de acordo que o Irã deve empreender sérios esforços para recuperar a confiança internacional sobre a natureza exclusivamente pacífica de seu programa nuclear”, afirmaram os dois líderes mundiais em um comunicado conjunto após se reunir no balneário mexicano de Los Cabos, antes da cúpula do G20.
“Para isso, Teerã deve cumprir seus compromissos completamente (…) e cooperar com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para solucionar rapidamente todos os assuntos pendentes”, advertiram.
Esta declaração conjunta foi emitida apenas algumas horas depois do primeiro dia de reuniões em Moscou entre Irã e cinco potências mundiais para tentar encontrar uma saída diplomática para o estancamento atual em torno do programa nuclear iraniano.
Nela foi feito um chamado para “minimizar o uso civil de urânio altamente enriquecido”.
Solução diplomática
Apesar de ter havido poucos indícios na reunião de Moscou de que o Irã tenha a vontade de ceder às pretensões do Ocidente de reduzir seu programa, Obama e Putin afirmaram que esperam “um compromisso construtivo com o Irã através do grupo 5+1 (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unidos e Alemanha)”.
Obama, que advertiu que não descartará uma ação militar contra as pretensões nucleares do Irã, disse que ainda “há tempo” para uma solução diplomática.
A Rússia havia descartado anteriormente a ideia de atacar o Irã, mas assegura esperar que este país dê o primeiro passo no processo diplomático em Moscou para evitar um cenário mais drástico.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Justiça determina liberdade de grupo preso após perseguir e atirar contra desafeto em Sidrolândia
Suspeitos foram presos na última segunda-feira (9) pela Polícia Civil
Projetos ‘chaves’ para 2025, reforma administrativa e LOA foram aprovadas pelos vereadores durante a semana
Vereadores de Campo Grande aprovaram orçamento de R$ 6,8 bilhões para próximo ano
Mulher é transferida para a Santa Casa de Campo Grande após ser agredida com golpes de facão no interior
Caso é investigado como tentativa de feminicídio na tarde desse sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.