Pronatec conta com mais de 25 mil desempregados em cursos de qualificação
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece atualmente cursos de qualificação profissional para 25,2 mil trabalhadores desempregados, segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O governo estima que, até o final de 2012, 120 mil pessoas sem emprego deverão ser beneficiadas. Os desempregados são atendidos pelo Pronatec na […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferece atualmente cursos de qualificação profissional para 25,2 mil trabalhadores desempregados, segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O governo estima que, até o final de 2012, 120 mil pessoas sem emprego deverão ser beneficiadas.
Os desempregados são atendidos pelo Pronatec na modalidade Bolsa-Formação Seguro-Desemprego, que conta também com 50 mil pré-matriculados. Ainda fazem parte do Pronatec, o Bolsa-Formação Estudante e o Bolsa-Formação Trabalhador, dos quais participam pessoas empregadas.
O estado em que houve maior quantidade de desempregados interessados foi o Rio de Janeiro, com 7,5 mil matriculados, seguido por São Paulo (7 mil) e Mato Grosso (6,4 mil). Roraima, por outro lado, contabilizou 15 inscritos. Outros estados com poucas matrículas foram o Amapá (23) e o Maranhão (30). O objetivo do Bolsa-Formação Seguro-Desemprego é associar o recebimento do benefício à demanda por mão de obra, por meio da qualificação profissional. Para ter acesso ao seguro-desemprego, pode haver a exigência de comprovante de matrícula e de frequência do trabalhador em curso de formação ou de qualificação com carga mínima de 160 horas.
Os trabalhadores que recorrerem ao seguro-desemprego pela terceira vez poderão ser encaminhados diretamente pelo MTE a cursos de formação, de acordo com a escolaridade e o perfil profissional. ”O Pronatec Seguro-Desemprego vem realizando um forte trabalho de melhoria da qualificação profissional dos beneficiários, melhorando substancialmente suas chances de retornar ao mercado de trabalho em um menor espaço de tempo”, disse, em nota, o diretor do Departamento de Empregos e Salário do MTE, Rodolfo Torelly.
O dirigente estima que o programa encerre 2012 com mais 120 mil segurados em sala de aula. ”Para 2013, este número deverá alcançar um patamar recorde, dando cumprimento fiel ao que determina a legislação do Programa”, afirmou.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.