Projeto Córrego Limpo é reconhecido nacionalmente pelo Ministério do Meio Ambiente

Durante a premiação do programa IPTU 2012, na manhã desta sexta-feira (30), o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), recebeu o troféu e o certificado concedido pelo Ministério do Meio Ambiente, entregue ao secretário municipal de Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, na noite desta quinta-feira (29), no I Encontro dos Municípios com […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Durante a premiação do programa IPTU 2012, na manhã desta sexta-feira (30), o prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PMDB), recebeu o troféu e o certificado concedido pelo Ministério do Meio Ambiente, entregue ao secretário municipal de Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo, na noite desta quinta-feira (29), no I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília (DF).

Para o prefeito o troféu é o reconhecimento pelo trabalho que o município tem realizado com o projeto Córrego Limpo – Cidade Viva.

Nelsinho ressaltou o envolvimento dos servidores no projeto. “Eu divido esse troféu com os funcionários da Prefeitura, especialmente da área do Meio Ambiente e com todos os cidadãos, que são os verdadeiros responsáveis em manter os córregos limpos”.

Prêmio

A capital de Mato Grosso do Sul foi um dos 16 municípios brasileiros premiados pelo Ministério do Meio Ambiente pelas ações de preservação ambientais.

O projeto Córrego Limpo – Cidade Viva, além de trouxe o primeiro lugar à Campo Grande dentro da categoria “Manejos das águas no contexto urbano”, superando entre outras a cidade catarinense de São Bento do Sul.

O prefeito que disse ter ficado muito feliz com o reconhecimento deve alavancar outros projetos e fortalecer o Córrego Limpo. “É um prêmio nacional e fomos escolhidos pelas maiores autoridades no assunto”.

Cursos d’água

Campo Grande possui 33 cursos d’água cortando o perímetro urbano e, o projeto Córrego Limpo nasceu para despoluir estes patrimônios naturais do município.

O projeto é desenvolvido há três anos e neste período foram realizadas 2,6 mil notificações, sendo a maioria para indústrias que usavam de forma irregular, despejando resíduos poluentes nos córregos e rios.

Rio+20

A experiência de Campo Grande será apresentada na Conferência Rio+20, que será realizado no Rio de Janeiro, em julho.

O evento contará com representantes de todos os continentes. Além do projeto Córrego Limpo, outras 16 selecionadas serão publicadas pelo Ministério do Meio Ambiente para também serem mostrada na Conferência.

Conteúdos relacionados