Professores da UFGD encerram greve; aulas voltam na 2ª

A greve na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) acabou e as aulas voltam na próxima segunda-feira, dia 17. A decisão foi tomada em assembleia, na tarde de hoje. A paralisação dos professores em Dourados durou 103 dias. Com tantos dias sem aulas, o calendário letivo será discutido, mas tudo indica que o primeiro semestre […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A greve na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) acabou e as aulas voltam na próxima segunda-feira, dia 17. A decisão foi tomada em assembleia, na tarde de hoje.

A paralisação dos professores em Dourados durou 103 dias. Com tantos dias sem aulas, o calendário letivo será discutido, mas tudo indica que o primeiro semestre das aulas deve encerrar na segunda quinzena de novembro.

Durante assembleia nesta quarta-feira, no auditório da UFGD, unidade I, a maioria dos professores aprovaram o fim da greve. Ficou decidido que a reposição das aulas será discutida a partir da semana que vem. O primeiro semestre deste ano fechou com apenas 70% das atividades.

Propostas

O governo federal encerrou as negociações com os sindicatos dos docentes e com todas as outras categorias, pois a Lei Orçamentária Anual (LOA) foi encaminhada ao Congresso Nacional em 31 de agosto. Após o envio, o Congresso Nacional rejeita a inclusão de novos valores para questões salariais.

Na proposta de carreira dos professores das universidades e dos institutos federais, apresentada previamente às entidades representativas dos professores e enviada ao Legislativo, o governo busca a valorização da dedicação exclusiva e da titulação dos docentes.

O aumento prevê o mínimo de 25% e o máximo de 40%, a serem aplicados nos meses de março de 2013 (50%), de 2014 (30%) e de 2015 (20%). Fica assegurado, portanto, reajuste mínimo de 13% a partir de março do próximo ano. Para a concessão do reajuste, o governo liberou, no orçamento, recursos de R$ 4,2 bilhões.

Conteúdos relacionados