Produção industrial tem leve alta de 0,3% em novembro, após três meses de queda
A indústria brasileira cresceu 0,3% em novembro, na comparação com outubro do ano passado, mas não recuperou a perda acumulada nos três últimos meses de queda na produção (-2,6%): -0,1% em agosto, -1,9% setembro e -0,7% em outubro. Os dados foram divulgados hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os ramos, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A indústria brasileira cresceu 0,3% em novembro, na comparação com outubro do ano passado, mas não recuperou a perda acumulada nos três últimos meses de queda na produção (-2,6%): -0,1% em agosto, -1,9% setembro e -0,7% em outubro. Os dados foram divulgados hoje (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Entre os ramos, 18 registram alta e nove apresentam queda em novembro frente ao mês imediatamente anterior. A expansão ocorreu com mais força nos setores máquinas e equipamentos (4,0%), que recuperou parte da perda de 9,3% nos dois últimos meses, veículos automotores (1,5%), edição e impressão (3,4%) e produtos de metal (3,9%) e vestuário (9,4%).
Das nove atividades que apresentaram queda na produção em novembro, merecem destaque os ramos de refino de petróleo e produção de álcool (-5,3%), que sofreu perda após crescimento de 7,1% dos últimos quatro meses, material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (-7,5%) e máquinas para escritório e equipamentos de informática (-8,3%).
O desempenho em novembro de 2011 levou o indicador acumulado nos onze meses do ano a uma taxa de 0,4%, resultado menor que os meses anteriores. No acumulado dos últimos doze meses, também houve redução no ritmo de crescimento, ao passar de 1,3% em outubro para 0,6% em novembro, mantendo a trajetória de queda desde outubro de 2010 (11,8%).
Na comparação com novembro de 2010, a indústria recuou 2,5%, a menor marca desde outubro de 2009 (-3,1%) e acelerou o ritmo de queda frente aos resultados de setembro (-1,6%) e de outubro (-2,2%). O índice desse mês teve perfil disseminado de queda, já que a maior parte (17) das 27 atividades pesquisadas mostrou redução na produção – ainda na comparação com o mesmo mês de 2010. Os impactos negativos de maior importância nesse período vieram de veículos automotores (-4,2%), material eletrônico, aparelhos e equipamentos de comunicações (-15,2%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-14,2%), têxtil (-13,0%), máquinas para escritório e equipamentos de informática (-14,7%), refino de petróleo e produção de álcool (-4,0%), edição e impressão (-5,3%), metalurgia básica (-3,7%) e calçados e artigos de couro (-13,7%).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.