Procura de empresas por crédito diminui em setembro
Depois de duas altas seguidas, houve uma queda do número de empresas em busca de crédito, em setembro. Segundo a empresa de consultoria Serasa Experian, o recuo chegou a 17%, na comparação com agosto. Também houve redução em relação a igual mês do ano passado (-15%) e no acumulado desde janeiro (-3%). Apenas as empresas […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois de duas altas seguidas, houve uma queda do número de empresas em busca de crédito, em setembro. Segundo a empresa de consultoria Serasa Experian, o recuo chegou a 17%, na comparação com agosto. Também houve redução em relação a igual mês do ano passado (-15%) e no acumulado desde janeiro (-3%).
Apenas as empresas de grande porte ampliaram a procura na passagem de agosto para setembro, ao registrarem aumento de 0,2%. As micro e pequenas empresas foram as que mais influenciaram o resultado, com taxa negativa de 17,9%%. No caso das médias, houve queda de 2,5%. Já no acumulado do ano, as micro e pequenas empresas são as únicas a apresentarem variação negativa, de 3,9%. Nas médias, houve alta de 12,1% e, nas grandes, de 15,2%.
A demanda por crédito caiu em todos os setores, sendo que o de serviços foi o que registrou a maior retração de agosto para setembro (-20,1%).
Por região, a Norte apresentou a maior redução (-19,5%). Em seguida vêm as regiões Centro-Oeste (-17,6%), Nordeste (-17,5%), Sul (-17,1%) e Sudeste ( -16,4%).
Os dados são do Indicador Serasa Experian das Empresas por Crédito, que reúne informações de 1,2 milhão de empresas obtidas por meio de consultas ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Na justificativa técnica, os economistas da Serasa salientam que as quedas refletem o fato de setembro ter tido um número menor de dias úteis (19) na comparação com agosto (23). Os analistas também destacaram que está mais difícil a captação de recursos no exterior ou por meio do mercado de capitais e que a disponibilidade de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e social (BNDES) incentiva mais as grandes empresas e as de médio porte.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.