Moradores da Rua Flora, do bairro Portal Caiobá, em Campo Grande, estão sofrendo com os efeitos de uma obra realizada há duas semanas no local, que não é asfaltado, e exigiu movimentação de terra e resultou em muita poeira de terra vermelha, aumento de problemas respiratórios e um cenário de deserto na área.

Sem previsão de chuva para os próximos dias, moradores reclamam da situação e pedem ajuda da Águas Guariroba para amenizar o quadro. “A gente fica incomodado, ainda mais pra quem tem problema respiratório é pior ainda. É poeira o dia inteiro”, compartilha o funcionário público Silvano Machado, de 58 anos, que mora na Rua Flora. 

A aposentada Maria Donizete Manoel de Souza, de 70 anos, conta que está até perigoso ‘se afogar’ na poeira. “Eles mexeram na semana retrasada aqui e agora está essa bagunça, ninguém merece”, define ela.

Perigo para a saúde

Pessoas que têm problemas respiratórios como asma, bronquite ou rinite estão entre as que mais sofrem ao inalar poeira. As partículas podem irritar o nariz, a garganta e os olhos, causando tosse, chiado no peito e dificuldade para respirar, além de poderem até gerar redução da função pulmonar.

Busca por solução

Poeirão no Caiobá – Henrique Arakaki, Jornal Midiamax.

Para o comerciante Francildo Inácio de Souza, de 62 anos, uma solução seria a passagem de um caminhão-pipa no local, para jogar água e amenizar a situação de secura. Segundo ele, vários moradores da rua acabam sofrendo prejuízos respiratórios devido ao cenário. 

“Custa jogar uma aguinha com um caminhão-pipa aqui? Não sei porque eles fazem essa judiação com a gente, não é fácil, não. Fizeram o esgoto aqui, é um progresso, ok, mas a gente fica indignado de comer poeira o dia inteiro”, compartilha. 

O comerciante até pensou em “baixar a poeira” por conta, mas afirma que não tem condições para fazer isso sozinho. “Como que nós vamos bancar por conta própria? água está valendo ouro, a sensação é de abandono. Ninguém faz nada pela gente”, alega.

O que diz a Prefeitura

Em nota, a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) afirmou que atualmente está executando drenagem e pavimentação na região: as vias em questão são Rua Poente, entre as ruas Flora do Pantanal e a Avenida Conde de Boa Vista, e a Rua Diógenes Ignácio de Souza, entre as ruas Dinamérico Ignácio de Souza e a Rua Abussafi Ramalho.

“Nesta etapa não está prevista a pavimentação da rua Flora, mas a Prefeitura está em busca de recursos para pavimentar outras vias tanto no Portal Caiobá, como em outros bairros de Campo Grande”, finalizou a nota.

O que diz a Águas Guariroba

O Jornal Midiamax solicitou um posicionamento sobre a situação à concessionária Águas Guariroba, responsável pela obra no local.

Em nota, a empresa afirmou que “irá encaminhar um equipe técnica ao local para avaliar uma solução paliativa para a via que não é pavimentada.” Além disso, a concessionária ainda destacou que “o bairro está recebendo investimentos importantes com a instalação da rede de esgoto, que traz impactos positivos para a saúde da população. As obras representam um transtorno momentâneo, mas o benefício pós obra é de longo prazo.”

*Matéria editada às 15h20 do dia 9 para inclusão de posicionamento da Prefeitura.