Parte significativa das informações publicadas no Portal da Câmara Federal na internet está disponível no formato de dados abertos. A iniciativa é resultado da ampliação dos recursos já oferecidos pelo Serviço de Integração Tecnológica, o SIT-Câmara, antes restrito a órgãos de governo e pessoas jurídicas de interesse público, como ONGs, fundações e entidades de classe. A publicação de dados abertos permite a importação de informações legislativas diretamente dos bancos de dados da Câmara, por meio de webservices .

A novidade é que agora qualquer cidadão pode desenvolver ferramentas inteligentes que acessam os dados públicos da Câmara e permitem as mais variadas leituras das informações divulgadas. Por meio dos dados abertos, é possível identificar em detalhes a atuação de cada parlamentar, o conteúdo e o andamento dos projetos de lei, os pareceres e relatórios das comissões, entre outras informações. Em 2012, a Câmara vai trabalhar para expandir a abrangência dos dados abertos.

“Um Estado autenticamente republicano não compactua com o sigilo, de forma que quanto maior a transparência na coisa pública, melhor o controle e  a vigilância por parte da sociedade. Assim, a Câmara dá um passo importante rumo a democratização do acesso aos canais governamentais, legitimando e respaldando práticas republicanas indispensáveis ao bom funcionamento da máquina pública.” afirmou o deputado federal Fabio Trad (PMDB – MS)

 

(Com informações da assessoria)