Ponte Alfredo Zamlutti dinamiza turismo e transforma paisagem na Estrada Parque Pantanal

A Estrada Parque Pantanal ganhou uma gigantesca ponte de concreto armado com 240 metros de comprimento e 10,80 metros de largura. A estrutura foi erguida sobre o Rio Miranda, na localidade do Passo do Lontra, entre as cidades de Corumbá e Miranda. Denominada “Alfredo Zamlutti” a estrutura inaugurada hoje (04) traz mais do que a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Estrada Parque Pantanal ganhou uma gigantesca ponte de concreto armado com 240 metros de comprimento e 10,80 metros de largura. A estrutura foi erguida sobre o Rio Miranda, na localidade do Passo do Lontra, entre as cidades de Corumbá e Miranda. Denominada “Alfredo Zamlutti” a estrutura inaugurada hoje (04) traz mais do que a facilidade ao escoamento da produção, mas a garantia do desenvolvimento do turismo.

Agora, quem passar pela Estrada Parque Pantanal e chegar até o Passo do Lontra se surpreenderá não só com a paisagem pantaneira, mas com a moderna travessia sobre o Rio Miranda. A estrutura substitui a antiga ponte de madeira de apenas três metros acima do nível do rio e que por muitos anos ficou sujeita à inundação na época de cheia.

A construção da ponte traz segurança e propicia a passagem de embarcações que não podiam trafegar com a antiga ponte de madeira. O vão é de 100 metros de largura de margem a margem. A ponte foi construída sem pilares centrais.

Representando a família do homenageado, Alfredo Zamlutti Junior, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC) foi à inauguração com os dois filhos, Geraldo Vieira Zamlutti e Alfredo Zamlutti Neto, que disse que a obra deveria se chamar a ponte do progresso e da coragem, pois transforma a região que sempre lutou por dificuldades de acesso.

“A ponte tem um significado pessoal muito forte para a nossa família, pois vencer obstáculos foi sempre à tônica de toda a vida do meu pai e meu avô. Por isso, essa homenagem toca profundamente a nossa família, emendou Alfredo Zamlutti Neto.

Os investimentos para a construção da ponte de concreto na Estrada Parque somam R$ 16,4 milhões, por meio de uma parceria com o Ministério do Turismo e contrapartida de cerca de R$ 8 milhões do governo do Estado. As obras começaram no mês de abril de 2010.

Turismo e desenvolvimento

Para turistas que chegam a partir do Buraco das Piranhas, na BR-262, entre as cidades de Miranda e Corumbá, a ponte está localizada a cerca de 10 quilômetros na rodovia MS-184. Ao longo da Estrada Parque Pantanal, o turista encontra hotéis, pousadas, campings e pesqueiros que oferecem diversas opções de lazer, além de restaurantes e vilarejos onde se concentram famílias de pescadores.

“É realmente um grande presente para o Pantanal e o Mato Grosso do Sul. Com certeza vai trazer mais renda e maior fluxo do turista. Há anos era uma obra muita esperada”, comentou a empresária de turismo da cidade de Corumbá, Odila Maria Silveira. A empresária é proprietária há 20 anos de um hotel pesqueiro na localidade de Porto Morrinho, a cerca de 54 quilômetros do Passo do Lontra.

Para Odila Silveira, a expectativa agora é aumentar o fluxo de turista na região, principalmente na época de cheia quando o tráfego de turistas por muitas vezes foi interrompido com a ponte de madeira danificada. “Na época das chuvas não tinha como passar. É um marco, uma boa obra feita pelo governo do Estado”, concluiu a empresária.

Além do turismo, a ponte vai possibilitar o escoamento da produção local, assim como trazer mais segurança para o transporte de caminhões pesados. O tempo difícil e a chegada do progresso para o setor da pecuária foi lembrado pelo prefeito de Miranda, Neder Vedovato.

“Já fui arrendatário há seis anos nesta região e quando a ponte de madeira quebrava a gente tinha que esperar a balsa nos buscar. Lembro-me da enchente no ano de 1995 quando enfrentamos grandes dificuldades. Hoje todos os produtores rurais não vão mais enfrentar mais esta situação”, disse.

Homenageado

A ponte de concreto sobre o Rio Miranda é denominada “Alfredo Zamlutti”. O homenageado é um dos pioneiros do Estado, trabalhou a maior parte da sua vida como pecuarista e banqueiro. Alfredo Zamlutti foi o fundador do grupo Financial, cujo banco existiu por 46 anos. As empresas do grupo financeiro chegaram a contar com cinco mil funcionários em todo o País. O empresário faleceu no dia 18 de setembro de 1989.

O evento contou com a presença de representantes da bancada estadual e federal, além de prefeitos e vereadores das cidades de Miranda, Corumbá e Campo Grande.

(Com informações do Notícias MS)

Conteúdos relacionados