Polêmica e matrizes energéticas: como Belo Monte pode cair no Enem
Assunto que marcou o noticiário e envolveu até celebridades em campanhas no último ano, a construção de Belo Monte pode aparecer na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Porém nem todos os professores acreditam que o tema estará presente sob o ponto de vista da polêmica. “O Enem tem uma tendência a nunca […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Assunto que marcou o noticiário e envolveu até celebridades em campanhas no último ano, a construção de Belo Monte pode aparecer na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Porém nem todos os professores acreditam que o tema estará presente sob o ponto de vista da polêmica.
“O Enem tem uma tendência a nunca tratar dos temas polêmicos de forma a criticar o governo”, afirma o educador e presidente de honra do Cursinho Henfil, de São Paulo, Mateus Prado. Para ele, é bastante difícil que sejam cobradas questões referentes à polêmica em Belo Monte, aparecendo somente perguntas focadas na matriz energética.
Prado observa a posição do governo em relação ao tema. “Boa parte de quem acredita em energia limpa não acredita mais no modelo de hidrelétrica, mas o Enem sim”, afirma. O tema pode aparecer nas questões comparando a energia hidrelétrica produzida no Brasil com outro país em que a matriz energética seja o petróleo ou o carvão, como a Rússia, discutindo as vantagens e desvantagens de cada uma, aposta o educador. Prado aconselha os estudantes a revisar sobre as matrizes energéticas brasileiras e estudar sobre modelos inovadores. De acordo com ele, o assunto não estaria aberto para debate, o que significa que não deve aparecer na prova de redação.
Polêmica já foi tema de outros vestibulares
A professora e coordenadora de geografia do Curso e do Colégio Objetivo, também em São Paulo, Vera Lúcia da Costa Antunes, acredita que a polêmica provocada pela construção da hidrelétrica pode aparecer no Enem, pois já foi cobrada em provas de vestibular.
Ela diz que Belo Monte pode surgir ainda na parte de gráficos e tabelas da prova de matemática e suas tecnologias e em ciências da natureza e suas tecnologias. A maneira de cobrar o assunto pode variar com mapas ou charges, afirma Vera Lúcia, abordando temáticas ambientais envolvendo Belo Monte e outros assuntos relacionados, já que nesse ano aconteceu a Rio+20.
A polêmica acerca da construção da usina hidrelétrica no Rio Xingu, em Belo Monte, no Pará, envolve a quantidade de energia gerada e os danos socioambientais causados. No final de julho, o Ministério Público Federal pediu a anulação da licença de instalação da hidrelétrica, alegando que as ações obrigatórias de prevenção e de redução dos impactos socioambientais não foram cumpridas. A obra ficou suspensa durante alguns dias de agosto passado, sendo retomada no mesmo mês, quando o Supremo Tribunal Federal concedeu liminar liberando as atividades.
Faltando menos de dois meses para a prova, a professora recomenda que o aluno preste atenção nos enunciados e que não se preocupe em decorar números. “Eu acho que, a essa altura, os alunos já têm noção do que é Belo Monte, onde se localiza e quais são as implicações sociais”, diz.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.