Três suspeitos de São Paulo foram detidos na manhã deste domingo (2), em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, instalando um equipamento em um caixa eletrônico de uma agência do Santander que fornecia para um outro terminal dados bancários dos clientes.

Segundo o delegado Pablo Sartori, da 41ª Delegacia de Polícia (Tanque), os suspeitos trocavam o teclado do terminal bancário por um outro idêntico.

No novo teclado, os suspeitos colocavam um chip que transmitia, via Wi-Fi, os dados do cliente (como senhas, por exemplo) para um outro computador que estava no carro de um comparsa do lado de fora da agência.

Os suspeitos serão indiciados por estelionato e poderão ficar presos caso não paguem uma fiança que será estipulada pelo delegado.

Pablo Sartori afirmou ao iG que nesta semana desarticulou uma quadrilha que agia de modo semelhante. Os suspeitos eram do Ceará e foram presos no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, na zona norte da capital.

Segundo o delegado, esse grupo do Nordeste, após obter os dados dos clientes, faziam novos cartões com as informações das vítimas e passavam a movimentar as contas. De acordo com Pablo, o lucro do bando seria de mais de R$ 100 mil por mês.

“Achamos com eles 20 folhas só com cerca de 300 senhas de contas bancárias. Para não chamar muita atenção, eles usavam cada conta uma ou duas vezes por mês. Eles preferiam instalar os equipamentos em áreas de poder aquisitivo alto como shoppings de luxo ou aeroportos”, explicou.