Páscoa deve movimentar R$ 90,7 milhões em MS
A Páscoa deve movimentar R$ 90,7 milhões em MS, valor 53% maior que em 2011, segundo pesquisa da Fecomércio MS (Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul). O estudo foi realizado em onze cidades (Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ladário, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste […]
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A Páscoa deve movimentar R$ 90,7 milhões em MS, valor 53% maior que em 2011, segundo pesquisa da Fecomércio MS (Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo de Mato Grosso do Sul).
O estudo foi realizado em onze cidades (Aquidauana, Anastácio, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ladário, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas), que juntas somam quase 65% do PIB estadual. No total foram entrevistadas 1.660 pessoas, no período de 12 a 16 de março de 2012.
Nas cidades pesquisadas serão movimentados mais de R$ 38,7 milhões em compras de ovos e chocolates, o que leva à projeção do montante que vai circular no Estado.
O crescimento do volume de negócios se deve ao aumento da massa salarial, maior quantidade de pessoas inseridas na economia formal, estabilidade do país, e por ser a Páscoa uma data festiva interessante ao congraçamento familiar e dos namorados.
“Também é preciso levar em consideração a exposição antecipada dos ovos e chocolates de Páscoa pelos supermercados”, observa o presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo.
Municípios
Em média, cada consumidor deve comprar dois presentes. O valor médio de gasto em cada presente será de R$ 71,00 no Estado, chegando a R$ 129,00 em São Gabriel, onde a data movimentará R$ 1,2 milhão. No ano passado o valor médio do presente no Estado foi de R$ 44,00, o que significa que houve aumento de 61%. Na Capital foi encontrado o menor valor médio, R$ 54,00, com movimentação de R$ 17,8 milhões.
De um modo geral, estima-se que 58% dos compradores irão aos supermercados e 34% comprarão das lojas localizadas no centro das suas cidades. Na Capital, quase 48% escolhem os supermercados para as compras e 28% as lojas do centro.
A pesquisa também mostra que os consumidores estão mais atentos, desta vez 27% disseram que não se lembravam de preços da Páscoa anterior, contra 33% na pesquisa de 2011.
Para 8% os ovos e chocolates de Páscoa estão mais baratos, para 28% permanecem iguais e para 37% estão mais caros. “Ao que tudo indica, o controle econômico e financeiro das famílias tem crescido e eles ficam mais atentos às variações de preços de um período para o outro”, explica o presidente da Fecomércio MS.
Aproximadamente 63% das compras serão pagas em dinheiro, 13% com o cartão de débito e apenas 0,9% em cheques.
(Com informações da Fecomércio)
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