Operação com apoio da Abin e PF interdita fazendas por suspeita de contrabando animal
Por conta de focos de febre aftosa no Paraguai em setembro de 2011 e início de 2012 e a localização de animais sem procedência confirmada e número de rebanho e marcas que não condizia com os registros apresentados pelo proprietário levou autoridades ligadas à vigilância sanitária animal a interditar 49 propriedades no Mato Grosso do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Por conta de focos de febre aftosa no Paraguai em setembro de 2011 e início de 2012 e a localização de animais sem procedência confirmada e número de rebanho e marcas que não condizia com os registros apresentados pelo proprietário levou autoridades ligadas à vigilância sanitária animal a interditar 49 propriedades no Mato Grosso do Sul. O flagrante aconteceu na Fazenda Primavera, em Bela Vista.
O chefe do serviço de saúde animal da Superintendência Federal de Agricultura (SFA), órgão ligado ao Ministério da agricultura, Élvio Patatt Cazola, revela que a descoberta de animais suspeitos aconteceu em janeiro deste ano e por conta disto 260 cabeças foram abatidos para extinguir qualquer possibilidade de vírus.
Entre janeiro e março deste ano 49 propriedades foram interditadas pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). As irregularidades nas propriedades começaram durante a Operação Ágata II, quando o Exército comandou megaoperação na região de fronteira para coibir vários tipos de crime, entre eles contrabando de animais e tráfico de drogas. Na sequência iniciou a Operação Boiadeiro, com postos volantes de fiscalização exatamente para controlar com mais rigor o trânsito de animais e acabar com possibilidade de entrada de focos de aftosa no território nacional, por meio de MS.
Por conta das suspeitas de irregularidades e outras confirmadas, as propriedades sob investigação estão sendo monitoradas de perto por agentes ligados à defesa sanitária. Entre as medidas estão a observação e controle de animais, rotas definidas de trânsito e com obrigatoriedade de passagem por posto de fiscalização.
Durante a megaoperação para descoberta de propriedades suspeitas de contrabando e com possibilidade de vírus circulante da febre aftosa foi empregado efetivo do Exército, Polícia Federal, Agência Brasileira de Investigação (Abin), Iagro, MAPA e polícias estaduais.
Por conta até de suspeita de contrabando de animais em pé do Paraguai para o Brasil, a campanha de vacinação deste ano passou a ser de mamando a caducando e não mais para bezerros até dois anos.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.