Olimpíada da Língua Portuguesa tem sete classificados de Corumbá
Estimulando a leitura e desenvolvendo competência de escrita nos alunos, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, selecionou sete alunos para participarem da fase estadual da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, que este ano tem como tema “O lugar onde vivo”. Durante a seleção local, […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Estimulando a leitura e desenvolvendo competência de escrita nos alunos, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, selecionou sete alunos para participarem da fase estadual da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, que este ano tem como tema “O lugar onde vivo”. Durante a seleção local, seis mil alunos de escolas mantidas pelo Município, bem como pelo Estado, participaram da atividade que envolveu 50 professores.
Os estudantes escreveram textos que resgatam histórias e estreitam vínculos com a comunidade onde vivem. Os alunos foram divididos em categorias de acordo com a série que estão estudando. Para o ensino fundamental 5ª e 6ª séries, ficou o gênero poema. O aluno da escola municipal rural Pólo Monte Azul, Leandro Cícero da Silva Corrêa, e a aluna Amanda Evelym Oswaldo da Silva, da escola municipal Almirante Tamandaré, foram classificados para participar da olimpíada.
Para os alunos do 7º e 8º anos os textos precisavam ser escritos no estilo de memórias literárias. A comissão municipal selecionou dois alunos. Lourival Monteiro de Moraes, da escola estadual Octacilio Faustino da Silva e Suleyne Ribeiro da Conceição Aguilar, da escola municipal Almirante Tamandaré.
No gênero crônica, Thayany Arguello Castedo, da escola municipal Cyríaco Félix de Toledo e Diviane Soares de Arruda, da escola municipal Luiz Feitosa Rodrigues, foram classificadas. Já no gênero artigo de opinião, a aluna Thays da S. Alpires, da escola estadual Dom Bosco, foi a 1ª colocada.
Segundo o secretário de Educação, Hélio de Lima, a Olimpíada proporciona o desenvolvimento de práticas pedagógicas de melhor qualidade e aproxima as escolas da população local, “É muito mais que um concurso de textos, é a oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e de escrita”, observou.
De acordo com a Coordenadora Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, Professora Roseane Limoeiro da Silva Pires, a grande lição da Olimpíada é que dá vez e voz aos alunos por meio da leitura e da escrita.
Em 2010, ano da 2ª edição da Olimpíada, inscreveram-se mais de 140 mil professores com uma estimativa de cerca de sete milhões de alunos de 60 mil escolas públicas localizadas em quase todos os municípios do país (5.498).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.