Oficina ensina técnica de cinema gratuitamente em Corumbá
Stop motion é a técnica de animação produzida quadro a quadro, com auxílio de uma máquina fotográfica e um computador. Bastante comum em desenhos animados, é uma das formas mais simples de se produzir um filme. “Basicamente, o processo é bem fácil. São feitas várias fotos dos objetos em diferentes posições e posicionadas uma a […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Stop motion é a técnica de animação produzida quadro a quadro, com auxílio de uma máquina fotográfica e um computador. Bastante comum em desenhos animados, é uma das formas mais simples de se produzir um filme. “Basicamente, o processo é bem fácil. São feitas várias fotos dos objetos em diferentes posições e posicionadas uma a uma, em velocidade avançada, dando a ideia de movimento”, explicou Alex Samary, instrutor do Moinho Cultural Sul-Americano.
Ele foi o responsável pelo curso realizado neste domingo, 28 de outubro, na sede do projeto. A atividade faz parte das comemorações pelo Dia Mundial da Animação, celebrado de forma conjunta em mais de 300 cidades de todo o mundo. “Em Corumbá, estamos na sétima edição”, afirmou Thiago Godoy, coordenador local do evento. A intenção da oficina é popularizar a técnica e permitir que os participantes tenham um olhar mais crítico sobre o tema.
“Os alunos do Moinho já fazem essa capacitação aqui. Com essa oficina, queremos formar um público ainda maior”, completou Godoy. O curso foi ministrado pelos próprios alunos da instituição. “Os instrutores foram formados aqui mesmo e hoje têm a condição de estar ensinando outras pessoas. Esse é um dos objetivos do Moinho, dar aos jovens a condição de protagonistas da sociedade”, reforçou Alex Samary.
Comemorado no dia 28 de outubro, o Dia Internacional da Animação marca um dos maiores eventos realizados de forma simultânea no Brasil e em mais 30 países como Bulgária, França, Estados Unidos, Portugal, Grécia, Polônia, Coréia do Sul, Austrália e Egito na forma de intercâmbio das mostras.
Realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), o evento tem por objetivo proporcionar às diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões despertando o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.
Em Corumbá, as atividades se estendem até a noite deste domingo. Na parte da tarde, a programação é voltada para o público com deficiência visual e auditiva. À noite, às 19h30, começa a Mostra Internacional.
A Mostra Nacional 2012 conta com a exibição dos filmes “O Grande Evento”, de Thomate; “Cabeça de Papelão”, de Quiá Rodrigues e “Linear” de Amir Admoni entre outros. Na Mostra internacional participarão filmes de Portugal, Rússia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Austrália e Coréia do Sul.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Técnica de enfermagem procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.