Oficina ensina donas de casa a cultivarem ervas e hortaliças orgânicas

Moradores do Jardim Colorado e região participaram, na manhã desta sexta-feira (28), de um curso de cultivo de hortaliças e plantas medicinais. A atividade foi realizada no Parque ETE Los Angeles para marcar a inauguração do viveiro de mudas construído no local por meio de uma parceria entre o Recanto das Ervas e a Águas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Moradores do Jardim Colorado e região participaram, na manhã desta sexta-feira (28), de um curso de cultivo de hortaliças e plantas medicinais. A atividade foi realizada no Parque ETE Los Angeles para marcar a inauguração do viveiro de mudas construído no local por meio de uma parceria entre o Recanto das Ervas e a Águas Guariroba.

Os participantes da oficina receberam orientações básicas para começar um canteiro em casa – desde a adubação orgânica até a utilização de cada tipo de planta. A oficina foi ministrada pela proprietária do Recanto das Ervas, Márcia Chiad, e pela engenheira agrônoma Karla Ledesma de Nadai.

 “Qualquer um pode cultivar uma horta, até em espaços pequenos, como apartamentos. E isso só traz benefícios. É bom para o meio ambiente, pois incentiva o reaproveitamento do lixo para a compostagem. Também proporciona melhorias na alimentação, aumentando o consumo de hortaliças”, explica Karla.

Além de falar sobre o uso alimentício das ervas, as palestrantes deram dicas de plantas que podem ser usadas para fins medicinais, inseticidas e até produtos naturais para a limpeza da casa. “Além de incentivar o consumo de orgânicos, você contribui para a economia doméstica”, aponta Márcia Chiad.

O público, formado em sua maioria por donas de casa, aproveitou para tirar dúvidas e trocar experiências com as palestrantes. Todas ganharam mudas para começar a horta em casa. “Gostei de participar desse curso, aprendi muitas coisas boas, o jeito certo de plantar, de usar as ervas”, afirmou a dona de casa Madalena Benitez, moradora do Jardim Colorado.

“Já tinha no quintal coentro, cebolinha e hortelã. Agora estou levando mudas de Peixinho, Poejo e Anador. Depois de plantar, posso repassar para quem não tem”, destacou. De acordo com a gestora de meio ambiente da empresa, Ana Paula Molina, como contrapartida à construção do viveiro a Águas Guariroba receberá cinco mil mudas de ervas medicinais, aromáticas e condimentares, que serão repassadas aos moradores bairros próximos ao Parque ETE Los Angeles em oficinas de cultivo.

“Esta é mais uma ação socioambiental que demonstra nossa preocupação com a sustentabilidade. Além da preservação do meio ambiente, ações como esta trazem um benefício direto à comunidade que vive aqui”, destaca.

Conteúdos relacionados