NY: após 4 dias, mais de 220 mil moradores voltam a ter luz

A luz retornou nesta sexta-feira para cerca de 100 mil moradores da metade sul da ilha de Manhattan e para outros 122 mil do bairro do Brooklyn, que estavam sem energia desde a chegada da supertempestade Sandy, anunciou a companhia Com Edison. As áreas de Chelsea, East Village e Lower East Side, afetadas pelo blecaute, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A luz retornou nesta sexta-feira para cerca de 100 mil moradores da metade sul da ilha de Manhattan e para outros 122 mil do bairro do Brooklyn, que estavam sem energia desde a chegada da supertempestade Sandy, anunciou a companhia Com Edison.

As áreas de Chelsea, East Village e Lower East Side, afetadas pelo blecaute, iluminaram-se após quatro dias graças ao conserto de uma subestação na rua 14 que explodiu pela passagem da tempestade, disse por meio de um comunicado a principal companhia elétrica de Nova York.

Quando, inesperadamente, a luz retornou aos lares, escritórios, postes de luz e semáforos de Chelsea, gritos de alegria foram escutados pelas ruas do bairro.

“Estava em casa me arrumando, usando a lanterna do meu iPhone, para ir ao Brooklyn e fugir do ‘lado negro’, quando de repente as luzes da minha casa se acenderam”, explicou Martin-Onraet, moradora de Manhattan.

Hoje, a luz já tinha voltado hoje nos bairros nova-iorquinos do Bronx (39 mil), Queens (29 mil) e Staten Island (85 mil), assim como no condado de Westchester (75 mil).

A companhia lembrou no entanto que a energia ainda não retornará em alguns edifícios com inundações em seus porões ou com equipamentos elétricos danificados até que os proprietários dos imóveis realizem os consertos necessários.

Tanto hoje como na quinta-feira, o governador do estado de Nova York, Andrew Cuomo, fez um pedido para que as empresas energéticas de Nova York acelerassem o processo de normalização de abastecimento.

A Com Edison, que conta com um total de 3,2 milhões de assinantes em Nova York, afirmou na quinta-feira que a grande maioria de seus clientes afetados pelo blecaute nos bairros do Bronx, Queens, Staten Island e no condado de Westchester ficariam sem luz até os dias 10 e 11 de novembro.

Conteúdos relacionados