Novo Fórum de Anastácio será inaugurado nesta sexta-feira

Mais uma comarca do interior terá, a partir desta sexta-feira (25), uma nova edificação onde será instalado o Fórum. A solenidade de inauguração será às 10 horas e os servidores da Comarca de Anastácio começam mais um dia de trabalho em local adequado. O novo prédio entregue pelo Poder Judiciário tem um diferencial: sustentabilidade e […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mais uma comarca do interior terá, a partir desta sexta-feira (25), uma nova edificação onde será instalado o Fórum. A solenidade de inauguração será às 10 horas e os servidores da Comarca de Anastácio começam mais um dia de trabalho em local adequado.

O novo prédio entregue pelo Poder Judiciário tem um diferencial: sustentabilidade e eficiência energética. O local tem sistema de captação, armazenagem e reaproveitamento de águas pluviais para limpeza externa e molhagem do jardim.

Mesmo sendo comarca de 1ª entrância, o prédio tem 1.071,15 m² – a mesma estrutura de um fórum de 2ª entrância, com dois conjuntos de gabinetes e salas de audiências, plenário para Tribunal do Júri, dois cartórios cível/criminal, cartório do Juizado Especial, local para audiência do juizado, assessoria, distribuição, secretaria, sala de oficiais de justiça, central de mandados, sala para o Projeto Padrinho, para assistente social, Defensoria, Promotoria, além de banheiros coletivos e hall de entrada com espera.

A juíza Nária Cassiana Silva Barros, titular da comarca, comemorou o novo local de trabalho que, principalmente, facilitará muito o acesso da população. “O prédio antigo era um sobrado e muitas vezes não era possível realizar audiências no primeiro andar, em razão da parte ter alguma dificuldade, e nós éramos obrigados a descer e fazer a audiência no térreo. Como o sobrado é uma edificação antiga havia mofo, infiltração, molhava tudo. Agora os servidores tem condições dignas de trabalho, o que acaba sendo um incentivo”, disse ela.

Outra mudança com efeito imediato será sentida nas sessões do Tribunal do Júri, antes realizadas no prédio da Câmara Municipal. “A Câmara cedia o plenário, mas nós tínhamos que levar até lá todos os equipamentos para a realização do júri – até os computadores. Temos agora um local adequado. E o melhor é que o novo prédio continua sendo de fácil acesso à população. Realmente as mudanças trazidas pelo novo local são muito boas”, concluiu a juíza.

A obra, entregue hoje, começou em janeiro de 2011 e tem ainda estacionamento privativo, proporcionando maior segurança aos magistrados, e estacionamento para os servidores e ao público. A exemplo de outros prédios do Poder Judiciário, a edificação está em total consonância com a Lei de Acessibilidade em razão das rampas, sinalização tátil de pisos e calçadas, além de banheiros adaptados para atender pessoas portadoras de necessidades especiais.

E mais: os aparelhos de ar condicionador são do tipo split, garantindo maior eficiência energética e menos custo. As telhas são termoacústicas, as paredes foram pintadas em cores predominantemente claras, as luminárias e lâmpadas são de alta eficiência, além de privilegiar a iluminação natural e manter boa taxa de permeabilidade do solo, com ampliação de áreas gramadas em detrimento a pisos impermeáveis.

O presidente do TJMS, Des. Hildebrando Coelho Neto, e diversas autoridades locais já confirmaram presença na solenidade de inauguração.

Números – Dados do mês de maio apontam 2.916 processos em andamento na comarca, considerando-se a Vara Única e Juizado Adjunto.

Conteúdos relacionados