Novo Fórum de Anastácio será inaugurado nesta sexta-feira
Mais uma comarca do interior terá, a partir desta sexta-feira (25), uma nova edificação onde será instalado o Fórum. A solenidade de inauguração será às 10 horas e os servidores da Comarca de Anastácio começam mais um dia de trabalho em local adequado. O novo prédio entregue pelo Poder Judiciário tem um diferencial: sustentabilidade e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mais uma comarca do interior terá, a partir desta sexta-feira (25), uma nova edificação onde será instalado o Fórum. A solenidade de inauguração será às 10 horas e os servidores da Comarca de Anastácio começam mais um dia de trabalho em local adequado.
O novo prédio entregue pelo Poder Judiciário tem um diferencial: sustentabilidade e eficiência energética. O local tem sistema de captação, armazenagem e reaproveitamento de águas pluviais para limpeza externa e molhagem do jardim.
Mesmo sendo comarca de 1ª entrância, o prédio tem 1.071,15 m² – a mesma estrutura de um fórum de 2ª entrância, com dois conjuntos de gabinetes e salas de audiências, plenário para Tribunal do Júri, dois cartórios cível/criminal, cartório do Juizado Especial, local para audiência do juizado, assessoria, distribuição, secretaria, sala de oficiais de justiça, central de mandados, sala para o Projeto Padrinho, para assistente social, Defensoria, Promotoria, além de banheiros coletivos e hall de entrada com espera.
A juíza Nária Cassiana Silva Barros, titular da comarca, comemorou o novo local de trabalho que, principalmente, facilitará muito o acesso da população. “O prédio antigo era um sobrado e muitas vezes não era possível realizar audiências no primeiro andar, em razão da parte ter alguma dificuldade, e nós éramos obrigados a descer e fazer a audiência no térreo. Como o sobrado é uma edificação antiga havia mofo, infiltração, molhava tudo. Agora os servidores tem condições dignas de trabalho, o que acaba sendo um incentivo”, disse ela.
Outra mudança com efeito imediato será sentida nas sessões do Tribunal do Júri, antes realizadas no prédio da Câmara Municipal. “A Câmara cedia o plenário, mas nós tínhamos que levar até lá todos os equipamentos para a realização do júri – até os computadores. Temos agora um local adequado. E o melhor é que o novo prédio continua sendo de fácil acesso à população. Realmente as mudanças trazidas pelo novo local são muito boas”, concluiu a juíza.
A obra, entregue hoje, começou em janeiro de 2011 e tem ainda estacionamento privativo, proporcionando maior segurança aos magistrados, e estacionamento para os servidores e ao público. A exemplo de outros prédios do Poder Judiciário, a edificação está em total consonância com a Lei de Acessibilidade em razão das rampas, sinalização tátil de pisos e calçadas, além de banheiros adaptados para atender pessoas portadoras de necessidades especiais.
E mais: os aparelhos de ar condicionador são do tipo split, garantindo maior eficiência energética e menos custo. As telhas são termoacústicas, as paredes foram pintadas em cores predominantemente claras, as luminárias e lâmpadas são de alta eficiência, além de privilegiar a iluminação natural e manter boa taxa de permeabilidade do solo, com ampliação de áreas gramadas em detrimento a pisos impermeáveis.
O presidente do TJMS, Des. Hildebrando Coelho Neto, e diversas autoridades locais já confirmaram presença na solenidade de inauguração.
Números – Dados do mês de maio apontam 2.916 processos em andamento na comarca, considerando-se a Vara Única e Juizado Adjunto.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.