Negociador tem “otimismo moderado” sobre diálogo com as Farc

O chefe da equipe do governo colombiano que iniciará um diálogo de paz com a guerrilha das Farc, Humberto de la Calle, expressou um moderado otimismo frente aos resultados do processo, ao qual classificou de diferente dos anteriores e que, por isso mesmo, pode despertar alguma esperança. “Há elementos que induzem ao otimismo moderado (…) […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O chefe da equipe do governo colombiano que iniciará um diálogo de paz com a guerrilha das Farc, Humberto de la Calle, expressou um moderado otimismo frente aos resultados do processo, ao qual classificou de diferente dos anteriores e que, por isso mesmo, pode despertar alguma esperança.

“Há elementos que induzem ao otimismo moderado (…) Sabemos da dificultade das negociações desta natureza (…) Não gostaríamos que um excesso de otimismo gere uma situação irreal”, afirmou De la Calle ao jornal El Tiempo de Bogotá.

Para o chefe da equipe negociadora do governo de Juan Manuel Santos, “há novas condiçoes, o processo é novo, é diferente dos anteriores”. “E, nesse sentido, pode alimentar alguma esperança de que esta negociação funcione, embora me pareça que não se pode fazer promessas exageradas”. “Vamos nos esforçar, mas, neste momento, o resultado ainda é imprevisível”, enfatizou.

Conteúdos relacionados