MPF quer explicação da Santa Casa por recusar equipamento do Ministério da Saúde
Caso fique comprovado que houve prevaricação, a Santa Casa vai responder ação semelhante à ajuizada contra o Hospital Universitário da UFMS
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Caso fique comprovado que houve prevaricação, a Santa Casa vai responder ação semelhante à ajuizada contra o Hospital Universitário da UFMS
A procuradora do MPF (Ministério Público Federal), Analícia Ortega Hartz, pediu explicações à Santa Casa de Campo Grande, sobre a negativa em receber investimentos e aparelho de radioterapia que será doado pelo Ministério da Saúde. Segundo Hartz, se ficar comprovado que houve prevaricação, a Santa Casa vai responder ação semelhante à ajuizada contra o Hospital Universitário da UFMS, no último dia dois de outubro.
De acordo com o Código Penal Brasileiro, prevaricação é o ato de “Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal”.
“ Neste momento temos a oportunidade de reverter a situação da área da oncologia em Mato Grosso do Sul. O procedimento da Santa Casa está sendo avaliado. Concluindo-se que não existem motivos para não receber o acelerador linear, há a possibilidade de ser ajuizada ação para que o hospital seja obrigado a receber os equipamentos”, afirmou Hartz.
Segundo a promotora, para inibir a atitude prevaricadora do poder público, de não cumprir metas para assumir o serviço, várias medidas têm sido tomadas. “Existem vários instrumentos à disposição do MPF, como reuniões, termos de ajustamento de condutas, inspeções, ações civis públicas, e todos vem sendo utilizados ao longo dos anos”, explicou a procuradora.
A reportagem entrou em contato com a Santa Casa. A informação é que o hospital oferece o tratamento por meio da clínica contratada, Neorad, porque que não tem local adequado nem profissionais para o setor de radioterapia, por isso se negou a receber os aparelhos.
Santa Casa se recusou a receber investimentos e aparelho de radioterapia do Ministério
Em maio de 2012, o Ministério da Saúde lançou o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, com o objetivo de articular projetos de ampliação e qualificação de hospitais habilitados em oncologia em todo o país. O plano prevê investimento de R$ 505 milhões em 80 hospitais, cinco deles em Mato Grosso do Sul.
No Estado, foram selecionados o Hospital Universitário, Hospital Regional e Santa Casa, em Campo Grande, bem como Santa Casa de Corumbá e Hospital Evangélico em Dourados. Destes, o HU e a Santa Casa de Campo Grande rejeitaram a oferta.
Para MPF rejeição é articulada pelo médico Adalberto Siufi
Conforme investigação do MPF, a negativa dos entes públicos é articulada pelo médico Adalberto Abrão Siufi. A investigação comprovou que Siufi atuou para desativar o serviço de radioterapia do HU e é o principal beneficiado pela situação.
Atualmente a concentração dos serviços de radioterapia em MS está no Hospital do Câncer e na Santa Casa, em Campo Grande, que terceirizaram os serviços para a Clínica NeoRad.
Adalberto Siufi é sócio-proprietário da clínica Neorad, chefe do serviço de oncologia do HU e supervisor do Programa de Residência Médica em Cancerologia Cirúrgica da UFMS; ainda participa ativamente da direção do Hospital do Câncer e era, até pouco tempo, também responsável técnico pelo setor de cirurgia oncológica (combate ao câncer) da Santa Casa.
Notícias mais lidas agora
- Pablo Marçal conversa com empresariado de Campo Grande e confessa sonho para o Brasil
- VÍDEO: Acidente termina com carro pendurado em córrego da Avenida Ernesto Geisel
- Trabalhador morre ao ter cabeça esmagada após acidente com trator em fazenda de MS
- Idoso é flagrado estuprando neta dentro de carro por motoentregador em Campo Grande
Últimas Notícias
Tio e sobrinho suspeitos de relação com morte de delator do PCC são soltos em menos de 24 horas
Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo indicou suposta irregularidade na prisão
Homem morre após cair e bater a cabeça em toboágua de Balneário em Campo Grande
A vítima estava em pé e descia o brinquedo com uma menina de 7 anos
Motociclista sem CNH é encaminhando à Delegacia após se envolver em acidente no Coronel Antonino
A moto foi retirada do local da colisão pelo garupa
CAC faz vários disparos em edifício de São Paulo e é preso com fuzil, carabina e granada
Arsenal estava no apartamento, em Pinheiros, região nobre da capital paulista
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.