MP facilita portabilidade de crédito imobiliário entre bancos
O relatório do deputado Henrique Fontana (PT-RS) à medida provisória (MP) que muda a regra de remuneração da poupança traz alteração no processo de portabilidade de crédito imobiliário entre bancos. O parecer do parlamentar estabelece que o credor poderá fazer uma averbação do imóvel quando transferir o crédito imobiliário de instituição financeira – e não […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O relatório do deputado Henrique Fontana (PT-RS) à medida provisória (MP) que muda a regra de remuneração da poupança traz alteração no processo de portabilidade de crédito imobiliário entre bancos. O parecer do parlamentar estabelece que o credor poderá fazer uma averbação do imóvel quando transferir o crédito imobiliário de instituição financeira – e não mais um novo registro, como acontece hoje.
O deputado argumenta que a medida diminui a burocracia e os custos para o cidadão, além de estimular a concorrência entre os bancos ao estimular que o consumidor negocie melhores taxas. “Nesse sentido, em que pese a quantidade enorme de medidas que vêm sendo tomadas com o objetivo de reduzir o spread bancário, julgamos que a falta de concorrência entre as instituições financeira ainda é um dos mais relevantes problemas para a redução das taxas cobradas do mutuário”, disse o deputado no relatório.
“Esta mudança reduz os custos do mutuário, vez que atualmente se requer o registro, caso haja mudança de credor, registro este mais caro que a averbação”, continuou. Além disso, o texto do petista estabelece que o Conselho Monetário Nacional (CMN) editará uma norma disciplinando o uso de um código de identificação específico para as operações de portabilidade de crédito pelas instituições financeiras. A intenção é fazer com que os bancos transfiram os dados dos clientes que migrarem seus financiamentos.
Fora as novas medidas, Fontana mantém o texto enviado pelo Executivo. “Eu acho que a mudança que o governo e a presidenta [Dilma Rousseff] propuseram foram bem acolhidas pela população, tanto que o volume de depósitos cresceu”, disse Fontana.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.