Pular para o conteúdo
Geral

Movimento de insatisfeitos pode entregar ao PT cargo do PR na Assembleia

Movimento de partidos com um deputado só vem ganhando força na Assembleia Legislativa e pode acabar entregando ao PT a primeira secretaria, segundo cargo mais importante da Mesa Diretora. A oferta ocorreria para tirar os petistas do bloco formado com PMDB e PR e garantir a maioria na votação do novo comando da Casa de […]
Arquivo -

Movimento de partidos com um deputado só vem ganhando força na Assembleia Legislativa e pode acabar entregando ao PT a primeira secretaria, segundo cargo mais importante da Mesa Diretora. A oferta ocorreria para tirar os petistas do bloco formado com PMDB e PR e garantir a maioria na votação do novo comando da Casa de Leis.

Hoje, acordo dos três partidos garante a eles os quatro principais cargos da Mesa Diretora. O PMDB conta a presidência e a primeira vice-presidência; o PR detém a primeira secretaria e o PT a segunda.

A permanência de Jerson Domingos (PMDB) no comando da Assembleia é consenso, mas incomoda os parlamentares a continuidade do PR, que nem bancada tem, na primeira secretaria. “Eles já ficaram dois anos no cargo e não tem justificativa para ficar mais dois anos”, comentou o deputado cabo Almi (PT).

A insatisfação parte principalmente de seis partidos com um só deputado na Casa de Leis. Sem bancada, eles não têm participação marcante na Mesa Diretora. Por isso, o plano seria se unir aos petistas para ficar com a segunda secretaria, hoje ocupada pelo PT.

No comando das articulações, estão os deputados Lauro Davi (PSB) e Felipe Orro (PDT). Eles destacam contar com o apoio de pelos menos 11 dos 24 parlamentares contra cinco deputados do PMDB, três do PR e Márcio Fernandes (PTdoB), fiel aliado do governador André Puccinelli (PMDB), que apoiaria a permanência do PR na primeira secretaria.

PSDB, fiel da balança

Neste caso, faz a diferença o voto da bancada tucana, que viu estremecer sua relação com os governistas por conta do fim da aliança com o PMDB em . Bastaria rachar o voto dos quatro parlamentares do PSDB para vencer a disputa com os aliados de Puccinelli.

Cotado para concorrer à primeira secretaria, o deputado Pedro Kemp admite interesse em ocupar o cargo, mas alerta sobre o poder do fogo do governo na votação. “Em outras ocasiões, tentamos conquistar a primeira secretaria, mas entra a mão do governo e no máximo conseguimos a segunda secretaria”, comentou Kemp.

Cabo Almi comemora a possibilidade, mas também teme prejuízos ao PT com o eventual recuou dos nanicos. “O que não podemos é cair em um balão de ensaio”, ponderou.

Para ele, as coisas vão clarear na próxima terça-feira (27), em reunião agendada pelos governistas para discutir a composição da Mesa Diretora. “Vamos aguardar para ouvir o que eles têm para nos dizer”, disse. A eleição está marcada para 18 de dezembro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Taxação de Trump contra produtos brasileiros será discutida no Senado terça-feira

Avião da Azul que saiu de SP faz pouso de emergência no Rio

cavalo

Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados

Servidor diz que Bolsonaro pediu dados de votação de Lula em territórios do CV

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Mãe e filha mortas em acidente na MS-145 serão veladas em Campo Grande

Últimas Notícias

Sem Categoria

MEC publica portaria que regulamenta as novas regras do EAD

Regras fazem parte da regulamentação do decreto 12.456/2025, editado em maio

Brasil

Brasil vai ingressar contra Israel em ação por genocídio na corte de Haia

Informações foram confirmadas pelo chanceler brasileiro à rede de TV Al Jazeera

Esportes

Portugueses do Manchester United prestam homenagem a Diogo Jota e seu irmão em Anfield

Diogo Jota e seu irmão morreram após o carro perder o controle e pegar fogo no mesmo momento

Polícia

Fazendeiro que ‘tomou dores’ do filho e matou vizinho de cerca é preso em MS

O crime ocorreu na manhã da última quinta-feira (10)