Mostra de Soluções Sustentáveis atrai público e ensina a investir em reaproveitamento

Evento acontece entre os dias 5 e 7 de junho em Campo Grande. Com ideias inovadoras em reaproveitamento e sustentabilidade, empresários e curiosos tentam aprender mais durante a feira.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Evento acontece entre os dias 5 e 7 de junho em Campo Grande. Com ideias inovadoras em reaproveitamento e sustentabilidade, empresários e curiosos tentam aprender mais durante a feira.

Acontece nesta terça até quinta-feira a IV Mostra de Soluções Sustentáveis no Golden Class, em Campo Grande. A feira abriu já com grande público, atraído pelas inovações em reaproveitamento e por pessoas que estão em busca de ideias novas para investimento. No lugar, o visitante pode aprender a fazer, por exemplo, aquecedores de água naturais e compostagem, além de se inspirar na arte de quem reutiliza materiais reciclados para confecção de novas peças.

Com estandes de empresas que têm sua renda vinda diretamente da sustentabilidade e projetos de pesquisa de acadêmicos das universidades, é difícil sair do espaço sem ter vontade de reproduzir algo que viu ou aprender a vender a ideia da conservação ambiental.

A estudante Paula Mendes foi com os amigos visitar a feira na abertura. “É muito interessante, já vi várias coisas fáceis de fazer. Estou adorando e recolhendo vários folhetos para fazer tudo em casa”, relata.

Garrafas PET em conjunto podem formar um aquecedor natural de água. O estudante de pesquisa e extensão da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) explica que o projeto é voltado para a comunidade.

“Estamos produzindo mais painéis para serem utilizados nas escolas da Rede Municipal de Ensino”, conta. O projeto conta com um blog WWW.petmateriaisufms.blogspot.com.br Lá, o interessado deixa nome e contato que o grupo agenda dias para ensinar a construir os painéis.

Alunos da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) levam para a feira soluções tecnológicas e econômicas para a agricultura familiar e pequenas empresas. Com cursos ministrados na própria faculdade, as pessoas aprendem a reutilizar e fazer compostagem da maneira correta. “Preferimos que as pessoas entrem em contato conosco e que vão aprender a fazer o correto na Universidade, este é o nosso papel”, explica o coordenador administrativo da fazenda escola, Digelson Pazeto.

A empresa Alac Pinturas investe em tintas ecológicas, com corantes a base de terra. “As tinturas são mais duráveis, diminuem bolhas e infiltrações e se decompõe mais facilmente no ambiente quando descartadas, além de não conter metais pesados”, afirma o representante André Luís de Araújo Carneiro.

Bonsais, plantas ornamentais, exposição de fotografias, palestras, programação cultural e idéias de decoração também marcam presença na feira.

Serviço

O evento acontece de 5 a 7 de junho no espaço Golden Class, Avenida Mato Grosso, n.5046, Carandá Bosque. As inscrições para os minicursos podem ser feitas pelo site www.mostrasustentavel.com.br, ou para mais informações ligue (67) 3314-3294.

Conteúdos relacionados