Moradores de Bonito reclamam da falta de infraestrutura básica na cidade

“Bonito precisa de uma base dos Bombeiros”, é o primeiro pedido dos moradores ao serem questinados sobre o que falta na cidade. Equipe do Midiamax flagrou o único caminhão da brigada de incêndio na base, trancado a cadeado, sem nenhum funcionário para atender.

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

“Bonito precisa de uma base dos Bombeiros”, é o primeiro pedido dos moradores ao serem questinados sobre o que falta na cidade. Equipe do Midiamax flagrou o único caminhão da brigada de incêndio na base, trancado a cadeado, sem nenhum funcionário para atender.

A exuberância de Bonito, cidade turística que fica a 300 quilômetros de distância de Campo Grande, não carrega consigo a marca da segurança e infraestrutura necessárias, é o que dizem os moradores da cidade.

Insatisfeitos com os recentes episódios de erros médicos e falta de atendimento na saúde, os moradores reclamam que não é somente nesta área que moram as falhas da cidade.

Em Bonito desde os 9 anos de idade, o aposentado Carlos Silveira, de 77 anos, diz que pouca coisa mudou de lá para cá. “A gente vê mudança na avenida central, mas aqui nos bairros falta asfalto e segurança”, observa.

Morador de uma casa de madeira, estrutura de muitas residências e estabelecimentos na cidade, Carlos reclama da falta de uma base dos Bombeiros em Bonito. “Se minha casa pega fogo, rapidinho desaparece, porque a base da brigada de incêndio fica a 14 quilômetros do Centro, perto do aeroporto”, comenta.

Para a comerciante Andréia Pedrosa Teodoro, de 27 anos, é um absurdo uma cidade turística não ter Bombeiros. “Não é só pelo incêndio em si, mas pelas ocorrências. Em alta temporada as ruas ficam lotadas e a cidade precisa deste apoio para poder ter mais segurança”.

É a mesma reclamação de Iolanda Dias, de 45 anos, proprietária de uma confecção. “No carnaval, por exemplo, as pessoas bebem e passam mal. Com este hospital do jeito que está, quem dá conta de resolver tanta gente doente?”, questiona.

A equipe do Midiamax esteve na base da brigada de incêndio da cidade, que fica a 100 metros do aeroporto, em uma estrada de chão. Ao chegar lá, o local estava fechado com cadeado e nenhum funcionário foi encontrado. O caminhão pipa, usado para combater fogo, estava estacionado no local.

O comandante da Defesa Civil em Mato Grosso do Sul, coronel Ociel Ortiz Elias, informou que a brigada de incêndio foi implantada para atender exclusivamente ao aeroporto da cidade.

“Os funcionários somente ficam no local no horário de funcionamento do aeroporto, durante os vôos e decolagens e não é utilizada para atender a população.” Ele explica que a corporação dos Bombeiros de Jardim é quem faz o socorro na cidade.

“A base dos Bombeiros em Jardim fica distante cerca de 53 quilômetros de Bonito. Sabemos que é muito longe e que a cidade turística precisa de uma base, mas uma unidade básica com a construção de um quartel, ao menos cinco viaturas e profissionais custaria R$ 5 milhões ao Governo do Estado”, esclareceu.

Para estudar a viabilidade da implantação o comandante da Defesa Civil informou que já conversou com a secretária de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que ficou de agendar para o mais breve possível uma reunião com o governador do Estado para discutir a questão.

A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Bonito informou que várias gestões municipais já fizeram o pedido para a implantação e informaram da necessidade de uma cidade turística ter uma corporação ao Governo do Estado.

O comandante Ociel alegou que a cidade realmente precisa de uma base. “É lógico que uma cidade turística do porte de Bonito, reconhecida internacionalmente, precisa do apoio de uma corporação. É apenas uma questão de conversa e negociação de custos entre a Secretaria do Turismo e o Governo”, declarou.

Conteúdos relacionados