Ministro comemora ausência de fraudes no Enem
Sem nenhum grande incidente registrado durante a realização do Enem, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, comemorou a não repetição de algo que já vinha se mostrando uma rotina nas edições anteriores do teste. “Nós não tivemos nenhuma fraude no Enem. Nenhum indício de qualquer episódio que pudesse arranhar a credibilidade, seriedade e eficiência da […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Sem nenhum grande incidente registrado durante a realização do Enem, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, comemorou a não repetição de algo que já vinha se mostrando uma rotina nas edições anteriores do teste. “Nós não tivemos nenhuma fraude no Enem. Nenhum indício de qualquer episódio que pudesse arranhar a credibilidade, seriedade e eficiência da prova. É o segundo maior exame do planeta”, disse o ministro na noite deste domingo.
Mercadante destacou o trabalho feito pelos técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), principalmente pelo monitoramento eletrônico feito durante as provas. Foi a partir deste trabalho, segundo o ministro, que foi possível identificar os alunos que postaram fotos de dentro da sala de aula. Ontem, 37 participantes foram excluídos do processo e, neste domingo, mais 28 candidatos foram eliminados por causa das fotos.
“Falamos, advertimos que estávamos tirando da sala de aula todos que estavam fazendo aquilo. E hoje, 28 repetem. É quase como se fossem pichadores eletrônicos, querem deixar registrado a sua ousadia. Parecem que não tinham interesse algum na prova. É uma irreverência que prejudica, desestabiliza”, criticou.
Mercadante também rechaçou a tentativa de um usuário do Twitter de tumultuar o Enem. Na manhã de sábado, uma pessoa que teve origem identificada em Campinas (SP), espalhou pela rede de microblogs que as provas teriam sido canceladas. A Polícia Federal foi acionada, segundo o ministro, e procederá com a investigação. Diante do acontecido, Mercadante clamou por uma mudança na legislação para evitar que esses episódios se repitam.
“Precisamos aprimorar a legislação. Não podemos permitir que um cidadão prejudique o esforço de milhões com uma irresponsabilidade dessa, que gera uma insegurança e um prejuízo muito grandes. O Enem é muito importante na vida de muitos jovens, é a chance de entrar no ensino superior. É uma mudança de etapa, de patamar, que não pode ser fragilizada. Ato contra concurso público tem tipo penal. Violar o sigilo também. Mas temos outros crimes que, com o avanço da internet, estão crescendo”, registrou.
Abstenção
Ainda de acordo com o ministro, o índice de abstenção na edição 2012 do Enem foi de 27,9%. O número está na média do registrado em anos anteriores. Em 2010, foi de 29,2% e, em 2011, de 27,6%. Em balanço preliminar, ele também anunciou que 4,175 milhões de alunos fizeram as provas neste sábado e domingo.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Moradores vivem com lamaçal e enxurradas nas crateras em ruas do Noroeste a cada chuva
Crateras e enxurradas causadas pelas precipitações
Governo anuncia liberação de R$ 7,66 bilhões em emendas para a próxima 2ª
O texto abriu prazo até 31 de dezembro para os beneficiários das “emendas Pix”
VÍDEO: sem horas extras de policiais penais, presídios já deixam de receber visitas
Conforme servidores, o vídeo demonstra a situação de apenas uma unidade
Ex-superintendente lutou com adolescente pra tentar se defender de ser assassinado: O que se sabe
Depois de entrar na casa, adolescente demorou cerca de 1h30 para matar Roberto Figueiredo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.