O Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) entregou retroescavadeiras para 21 municípios de Mato Grosso do Sul neste sábado. A solenidade aconteceu em Ivinhema, no Parque de Exposições Lídia Calabretta Massi.  Ao todo 40 máquinas estão sendo distribuídas para os municípios, totalizando investimentos de R$ 6,5 milhões.

 Na oportunidade, o deputado federal Geraldo Resende, que articula desde 2010 este benefício para os municípios de MS, ressalta a importância da parceria com as administrações municipais. “Entramos em contato com todos os pequenos municípios que se encaixavam no perfil do programa para que apresentassem as propostas. Conversamos com pequenos e grandes produtores de grãos e carne, levamos até o MDA a lista de projetos e defendemos a importância de Mato Grosso do Sul no cenário nacional na produção rural. Estamos colhendo os frutos desta luta agora”, explicou.

“As retroescavadeiras irão ajudar os municípios na manutenção das estradas para que as famílias dos pequenos produtores possam escoar o que produzem. Hoje a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros. Em Mato Grosso do Sul existem mais de 41 mil propriedades rurais de agricultores familiares, que representam 63% das propriedades rurais do Estado”, lembrou.
Na primeira etapa foram contemplados os seguintes municípios: Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque, Sidrolândia, Terenos, Bataguassu, Brasilândia, Taquarussu, Caarapó, Douradina, Itaporã, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante.

Nesta segunda fase da entrega do maquinários estão contemplados os municípios: Anaurilandia, Angélica, Batayporã, Deodápolis, Eldorado, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Jateí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Santa Rita do Pardo, Sete Quedas, Tacuru e Vicentina. Os municípios foram selecionados por se enquadrarem em três critérios básicos do programa: apresentam até 50 mil habitantes, pertencerem ao ‘Território da Cidadania’ e terem o PIB (Produto Interno Bruto) Rural maior que o PIB de serviços e industrial.

Outras obras

O deputado Geraldo Resende destaca obras importantes para o município de Ivinhema. Na área da Saúde e Saneamento o destaque é para a construção de uma Academia de Saúde ampliada no Distrito de Amandina. Para esta obra, cuja os recursos de R$ 180 mil estão sendo liberados, o deputado Geraldo Resende, foi enquanto coordenador da bancada Federal de Mato Grosso do Sul o responsável pelas articulações políticas junto ao Ministério da Saúde. O parlamentar também articulou em Brasília convênio com a Prefeitura que garantiu a reforma do Hospital Municipal de Ivinhema, com a aquisição dos equipamentos. Uma outra articulação parlamentar garante a construção da Unidade Básica de Saúde do Programa de Saúde da Família no bairro Guiray. São 143,97 metros quadrados de área construída. O deputado luta pela implantação de rede de abastecimento de água do Programa de Aceleração do Crescimento (Pac 2) e a aquisição de um veículo ambulância para o Samu.

 

Na área de infraestrutura, o deputado Geraldo Resende viabilizou recursos através de emenda individual para a pavimentação asfaltica em parte da avenida Reynald do Massi  (entre as rua Atílio Reginato e a avenida Risa dos Santos) além de parte da Rua Atílio Reginato (entre a avenida Reynaldo Massi  e a Rua Remulo Guariente), no bairro Vitória.  O parlamentar, em parceria com o senador Waldemir Moka, viabilizou a pavimentação em parte da rua Manuel Vieira Marques (entre as ruas 13 e Casélio Pelissário) e parte das ruas Casélio Oelissário e Vitório Del Grande (entre as ruas Manoel Vieira Marques e rodovia MS 276) no distrito de Amandina.

Ainda na área de infraestrutura Geraldo viabilizou a restauração asfáltica e adequação da interseção das rodovias MS 376/141 no trecho Ivinhjema a Angélica, numa extensão de 20 quilômetros. Geraldo também articulou a pavimentação asfáltica no bairro Piravê (Rua Alexandre Silva Cardoso), além do bairro Itapoa e ruas Professor Mauro Procópio e Maria Oliveira. O parlamentar garantiu ainda a iluminação do estádio Municipal Luiz saraiva Vieira, através de articulações junto ao governo do Estado.