Ministério da Saúde distribuirá 40 mil preservativos femininos em Mato Grosso do Sul

O primeiro lote de preservativos femininos para 2012 começa a ser distribuído pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde. Para este ano estão previstos um total de 20 milhões, sendo que até o final da semana serão enviados aos estados e para o Distrito Federal. Mato Grosso do Sul receberá 40 […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O primeiro lote de preservativos femininos para 2012 começa a ser distribuído pelo Ministério da Saúde, por meio do Sistema Único de Saúde. Para este ano estão previstos um total de 20 milhões, sendo que até o final da semana serão enviados aos estados e para o Distrito Federal.

Mato Grosso do Sul receberá 40 mil, sendo que 32.500 serão encaminhados para Campo Grande.

Prioridade

A distribuição dos preservativos femininos prioriza as populações definidas segundo o critério de vulnerabilidade, com foco em profissionais do sexo, mulheres atendidas pelo sistema prisional.

Além disso, a camisinha feminina estará disponível nos serviços de atenção à saúde para mulheres com dificuldade de negociar o uso do preservativo masculino com o parceiro.

Uso

O preservativo feminino permite que a mulher decida sobre o uso, de forma que a escolha não seja apenas do homem. E, a distribuição é uma estratégia da política brasileira de ampliar as opções de proteção às doenças sexualmente transmissíveis.

A camisinha feminina no Brasil está disponível desde 1997, quando a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou a comercialização.

Na região Centro Oeste, o Ministério da Saúde distribuirá 265 mil preservativos femininos.

(Com informações do Ministério da Saúde)

Conteúdos relacionados