Milhares de gregos começam a se manifestar contra austeridade
Milhares de manifestantes se reuniam na tarde deste domingo em frente ao Parlamento grego, no centro de Atenas, para protestar contra o projeto de orçamento austero de 2013, horas antes de ele ser votado pelos parlamentares. Segundo a polícia, 15.000 pessoas participavam de duas manifestações distintas. As principais centrais sindicais do setor privado (GSEE) e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Milhares de manifestantes se reuniam na tarde deste domingo em frente ao Parlamento grego, no centro de Atenas, para protestar contra o projeto de orçamento austero de 2013, horas antes de ele ser votado pelos parlamentares. Segundo a polícia, 15.000 pessoas participavam de duas manifestações distintas. As principais centrais sindicais do setor privado (GSEE) e do público (Adedy) se reuniram às 15H00 GMT (13H00 de Brasília) na praça Sintagma, palco de manifestações desde 2010 contra os sucessivos programas de austeridade exigidos pela UE e o FMI para injetar dinheiro e evitar que a Grécia suspenda seus pagamentos. “Detenhamos a catástrofe, organizemos a queda” do governo, dizia um cartaz do principal partido opositor, o esquerdista Syriza.
A outra manifestação, organizada pela Frente de Luta dos Trabalhadores, próxima aos comunistas, tinha previsto se unir a dos sindicatos. Sob pressão dos credores da Grécia, a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI), os deputados gregos se pronunciam na noite deste domingo sobre o austero orçamento para 2013. O debate dos 300 deputados sobre o polêmico projeto de orçamento, que prevê um corte de 9 bilhões de euros para 2013 e uma nova contração do PIB, pelo sexto ano consecutivo, de 4,5% será concluido com a votação prevista para meia-noite.
O país está imerso em uma recessão e parece estar em queda livre para uma depressão: desde 2008 o PIB caiu cerca de 22% e apenas este ano espera-se um recuo de 7%. Para as autoridades gregas é cada vez mais difícil impor cortes e ajustes em meio a uma crescente indignação social, que se estende como barril de pólvora nos países que mais sofreram o impacto da deterioração da crise da dívida, a pior desde o surgimento da União Europeia.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Viajando pela América do Sul, os alemães Uwe e Kerstin curtem natureza de MS em motorhome
Casal viaja pelo Brasil e Bolívia na companhia de seus dois cachorros
Comemoração do centenário Rádio Clube reúne atletas em corrida pela Afonso Pena
Percurso de sete quilômetros interditou trechos de cruzamentos da avenida
Imprensa internacional repercute prisão de Braga Netto e destaca proximidade com Bolsonaro
O Washington Post escreveu que Braga Netto foi formalmente acusado em novembro
Homem é agredido com mata-leão após pedir para vizinhos abaixarem o som no São Conrado
Vizinhos relataram que a vítima teria partido para cima de um deles antes de ser agredido
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.