Mercosul aprova entrada de Venezuela e suspende Paraguai

Os chefes de Estado do Mercosul aprovaram a entrada da Venezuela no bloco nesta sexta-feira. O anúncio foi feito pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner. O ingresso deve ocorrer oficialmente no dia 31 de julho, no Rio de Janeiro. A decisão da entrada da Venezuela é polêmica por ocorrer exatamente no momento em que o […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os chefes de Estado do Mercosul aprovaram a entrada da Venezuela no bloco nesta sexta-feira. O anúncio foi feito pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner. O ingresso deve ocorrer oficialmente no dia 31 de julho, no Rio de Janeiro.

A decisão da entrada da Venezuela é polêmica por ocorrer exatamente no momento em que o Paraguai – cujo Congresso vinha barrando a candidatura de Caracas – é suspenso do bloco.

A reunião do Mercosul decidiu também suspender o Paraguai dos órgãos do bloco até as próximas eleições no país, em abril de 2013, mas não aplicará sanções econômicas. “O Mercosul suspendeu temporariamente o Paraguai até que seja realizado o processo democrático que novamente instale a soberania popular nesse país”, disse Kirchner ao encerrar a reunião.

 

Conteúdos relacionados