Médicos mexicanos tiram tumor de 15 quilos de menino de dois anos
Uma equipe de médicos mexicanos conseguiu extirpar um gigantesco tumor de um menino de dois anos, em uma bem sucedida operação realizada em um hospital público, informou esta quarta-feira à AFP o cirurgião Jaime Zaldívar, chefe do grupo que executou a intervenção. O tumor pesava mais do que o paciente, segundo o médico. “O menino […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Uma equipe de médicos mexicanos conseguiu extirpar um gigantesco tumor de um menino de dois anos, em uma bem sucedida operação realizada em um hospital público, informou esta quarta-feira à AFP o cirurgião Jaime Zaldívar, chefe do grupo que executou a intervenção.
O tumor pesava mais do que o paciente, segundo o médico. “O menino chegou ao hospital pesando 27 quilos, dos quais mais da metade correspondia a uma má-formação grave, muito complexa, correspondente a um tumor que tinha se espalhado para parte do tórax e do abdômen”, disse.
O menino, identificado pelo centro médico como Jesús Gabriel e originário do estado de Durango (norte), foi submetido a uma cirurgia de dez horas em 14 de junho e agora se recupera satisfatoriamente no hospital La Raza, do Instituto Mexicano de Previdência Social.
Além do cirurgião principal, participaram do procedimento outros oito médicos, inclusive especialistas em oncologia, reconstrução, pediatria e anestesista.
“Voltou a andar, embora tenha dificuldade porque estava desacostumado”, disse Zaldívar, que disse que as possibilidades de que o menor tenha uma vida normal e prolongada são muito altas.
A mãe do menino disse que a criança nasceu com a má-formação, que foi detectada durante a gravidez e que em algum momento se chegou a pensar que era impossível salvar a vida do seu filho, em vista do tamanho do tumor.
“Agora está brincando, estamos felizes e muito agradecidos”, acrescentou a mulher. O menino está em observação, mas Zaldívar calcula que em poucas semanas estará de volta à casa.
“Ainda não recuperou o equilíbrio, mas podemos dizer que agora é um menino que levará uma vida normal”, acrescentou o médico.
O doutor Zaldívar explicou que o tumor não era canceroso, mas que devido a seu comportamento expansivo estava invadindo o corpo do menino e podia comprometer órgãos vitais.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Motociclista é executado a tiros pelo garupa no Pioneiros
Autor e vítima estavam em uma moto Honda Fan, preta
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.