Massa de ar quente provoca calor intenso e população busca formas de proteção

Segundo o meteorologista Natálio Abraão, a temperatura elevada que já está causando estiagem na região de Dourados deve permanecer por mais alguns dias em Mato Grosso do Sul

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Segundo o meteorologista Natálio Abraão, a temperatura elevada que já está causando estiagem na região de Dourados deve permanecer por mais alguns dias em Mato Grosso do Sul

O intenso calor que toma conta da Capital e grande parte do Mato Grosso do Sul se deve a uma massa de ar quente e seca que está instalada no Centro Oeste, informou o meteorologista Natálio Abraão. Essas altas temperaturas faz população campo-grandense procurar alternativas de proteção.

Segundo o meteorologista, a temperatura elevada que já está causando estiagem na região de Dourados deve permanecer por mais alguns dias em Mato Grosso do Sul.

Em Campo Grande, a temperatura deve permanecer entre 32°C e 21°C. Apesar de não ser tão elevada, a sensação térmica incomoda e muda hábitos. “Eu sempre venho andar nos altos da avenida Afonso Pena. Mas já estou indo embora, o sol está pelando”, contou Ilza Fauri, que leva seus cachorrinhos para passear pela avenida.

Wagner Mariano, de 38 anos, reside em Tocantins e como sua família mora em Campo Grande, costuma vir passear na cidade. Ele conta que “mesmo com o calor, costumo andar, praticar exercícios. Mas, como está muito quente, estou preferindo caminhar à noite”.

Alerta

Em razão das altas temperaturas, o uso de filtro solar e hidratação constante são atitudes recomendadas. “Estou acostumado com este calor intenso. Uso protetor solar sempre. A gente não pode se descuidar”, contou José Carlos, de 48 anos, que está sempre praticando esporte com sua bicicleta.

O Ministério da Saúde informa que durante o clima quente é necessário beber mais líquidos do que sua sede sinaliza. Usar roupas leves e claras de algodão e manter uma alimentação leve, com frutas e verduras.

Umidade Relativa do Ar Mínima

Entre 20 e 30% é considerado estado de atenção

Entre 12 e 20% – estado de alerta

Abaixo de 12% – estado de emergência

Previsão

O tempo nesta terça-feira na capital deve ficar parcialmente nublado com períodos de claro, passando a nublado com pancadas isoladas de chuva e trovoadas à tarde. A umidade relativa do ar deve ficar abaixo dos 30%.

No norte e nordeste, a previsão é de tempo parcialmente nublado com períodos de claro, passando a nublado com pancadas isoladas de chuva e trovoadas à tarde. Temperatura máxima de 34°C e mínima de 19°C.

No Pantanal, o tempo deve ficar nublado com pancada de chuva e trovoada no norte. Demais áreas do centro e sul parcialmente nublado com períodos de claro, passando a nublado com pancadas isoladas de chuva e trovoadas à tarde. Máxima de 35°C e mínima de 23°C.

No sul e sudeste não há previsão de chuva, por isso mais atenção a umidade do ar que deve continuar caindo.

Conteúdos relacionados