Marinha identifica 1 km de mancha de óleo no Rio
A Marinha informou neste sábado (17) que um inspetor naval da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro realizou sobrevoo na tarde de sexta-feira (16) sobre a área do novo vazamento de óleo no campo de Frade, Bacia de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, e identificou uma “tênue mancha de óleo com cerca de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Marinha informou neste sábado (17) que um inspetor naval da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro realizou sobrevoo na tarde de sexta-feira (16) sobre a área do novo vazamento de óleo no campo de Frade, Bacia de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, e identificou uma “tênue mancha de óleo com cerca de 1 km de extensão” na região.
Em nota, a Marinha afirmou que, assim como a ANP (Agência Nacional do Petróleo) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), continuará acompanhando e verificando os procedimentos adotados pela petroleira americana Chevron para dispersão desta mancha. A equipe fará novos sobrevoos na região na próxima semana e se reunírá para avaliação em seguida.
Houve contato com a Chevron, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Denúncia do MPF
O Ministério Público Federal anunciou na noite de sexta que vai investigar o segundo vazamento de óleo, em quatro meses, na Bacia de Campos. O procurador Eduardo Santos de Oliveira decidiu denunciar apetroleira americana Chevron por crime ambiental.
Em novembro de 2011, a empresa foi responsável pelo vazamento de ao menos 2.400 mil barris de óleo no mar. O novo vazamento, acorrido no dia 13 de março deste ano, acontece em fissura de cerca de 800 m de comprimento, a cerca de 1,2 km de profundidade – a fenda se localiza a cerca de 3 km do local do acidente do ano passado. A empresa estima que apenas 5 l de óleo estejam dispersos no mar.
Especialistas, no entanto, suspeitam que o vazamento seja maior que o informado pela empresa. Técnicos do Ibama acreditam que houve uma falha na cimentação do poço do primeiro vazamento e que o segundo incindente tem relação com o anterior.
O sindicato dos petroleiros do Rio também se manifestou e quer que a empresa seja proibida de vez de operar no Brasil.
Ibama cobra detalhes da Chevron
O Ibama notificou a empresa na sexta-feira a apresentar informações detalhadas sobre as ações de prevenção do impacto ambiental causado pelo novo vazamento.
A Chevron tem até próxima terça-feira (20) para atender a notificação. Está prevista para quarta-feira (21) uma reunião entre técnicos do Ibama, da Marinha e Agência Nacional do Petróleo para uma avaliação conjunta.
Na última terça-feira (13), a Chevron encaminhou ao Ibama um “Comunicado Inicial de Incidente”, conforme determina a Lei do Óleo (Lei 9966/00). No documento, informava que à 0h do dia 13 foram identificados três pontos de afloramento localizados a 3.000 m a leste do poço onde ocorreu o vazamento de novembro do ano passado.
Em sobrevoo realizado quarta-feira (14), foram observadas pequenas bolhas de óleo na área, informou o Ibama. A Chevron adotou as seguintes providências quanto à proteção do meio ambiente: dispersão mecânica e instalação de três pequenos sistemas de contenção subaquáticos na nova fissura para contenção do óleo.
A Chevron, que não estava autorizada a perfurar novos poços nem injetar água no campo de Frade desde o último acidente, informou ao Ibama que pediu à ANP a suspensão temporária das operações de produção de petróleo no campo.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.