Marcado de franquias mais que dobrou no ano de 2011

O Brasil é o terceiro maior mercado de franquias do mundo, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em 2010 o setor movimentou cerca de R$ 254 bilhões e abriu mais de mil novas unidades no país inteiro em apenas três anos. O modelo de franquias é extremamente vantajoso, pois permite aos empreendedores dividir a […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O Brasil é o terceiro maior mercado de franquias do mundo, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em 2010 o setor movimentou cerca de R$ 254 bilhões e abriu mais de mil novas unidades no país inteiro em apenas três anos.

O modelo de franquias é extremamente vantajoso, pois permite aos empreendedores dividir a gestão com outros pequenos e médios empresários de forma responsável. Impulsionada pelo crescimento dos novos shoppings centers, o modelo agrada pelo negócio bilionário que se torna com o tempo.

Paulo Cruz, por exemplo, fundou em 2009 o portal Temusados que é um site de ofertas para comprar ou vender carros, caminhões, motos e aviões, usados, novos ou seminovos. Em 2011, eles tiveram um crescimento muito acima do esperado, mais do que o dobro do ano anterior, além de terem aberto unidades importantes em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Campinas. O portal também já anuncia novas unidades neste primeiro mês do ano. “Creio que 2012 será um ano que marcará o Temusados. Atingiremos números bem maiores.”, conta Cruz.

O planejamento da franquia é de ter, pelo menos, 20 novas unidades, 70% a mais do que em 2011 e objetiva um crescimento no faturamento da empresa em cerca de 140% em relação ao ano passado. 

Paulo ressalta que é importância entender que o resultado costuma ser obtido de médio a longo prazo, dentro de 12 a 18 meses de franquia e que os franqueados devem criar expectativas maiores neste período.

“Obtive excelente receptividade no início do negócio, e desta forma posso avaliar que os resultados serão promissores em médio prazo”, conta Edilson Vieira Salles, militar da marinha do Brasil que abriu recentemente uma franquia Temusados.

Para ele, a grande visibilidade na mídia e uma franquia com cobertura nacional representam uma maior inserção de revenda e propaganda dos negócios, além dos baixos custos. “O custo não é tão elevado, por não ser necessário um ponto fixo, um atrativo em relação a outras franquias, além de explorar um mercado que está bem aquecido no Brasil, onde a produção automobilística vive um excelente momento, a despeito da crise mundial”, afirma ele.

Conteúdos relacionados