Manuel de Barros é finalista do Prêmio Portugal Telecom de Literatura
Manuel de Barros é um dos 60 finalistas que concorrem ao Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2012. Dos concorrentes, 54 são autores brasileiros, cinco portugueses e uma são-tomense. A divulgação dos finalistas aconteceu na última quarta-feira (30), às 20h, no Oi Futuro em Ipanema. O resultado foi transmitido ao vivo pela internet. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Manuel de Barros é um dos 60 finalistas que concorrem ao Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2012. Dos concorrentes, 54 são autores brasileiros, cinco portugueses e uma são-tomense. A divulgação dos finalistas aconteceu na última quarta-feira (30), às 20h, no Oi Futuro em Ipanema. O resultado foi transmitido ao vivo pela internet.
Diferente dos anos anteriores, a edição 2012 conta com três categorias: poesia, romance e conto/crônica. A reformulação do Prêmio e a separação por categorias promove a diversidade dos gêneros literários já que, ressaltando as modalidades textuais pertencentes a cada um deles, valoriza características singulares.
Ao todo foram inscritos 502 livros: 165 na categoria poesia, 139 em conto/crônica e 198 em romance. Todas as obras foram publicadas no Brasil, no ano de 2011.
Premiação
O Prêmio Portugal Telecom 2012 conta com uma curadoria formada pela curadora-coordenadora Selma Caetano, pelos especialistas José Castello (literatura brasileira) e Madalena Vaz Pinto (literatura portuguesa), além da expert em literatura africana Tania Celestino de Macedo.
A curadoria responde pelos resultados de todas as etapas do Prêmio e participa da composição de todos os júris.
Os 274 jurados que selecionaram os 60 finalistas também definiram o júri intermediário e final, que escolherá os autores nas próximas etapas do Prêmio, que acontecerão, respectivamente, em setembro – quando serão anunciados 12 finalistas – e novembro. Esta banca ficou formada por: Alcides Villaça, Antonio Carlos Secchin, Benjamin Abdala Júnior, Leyla Perrone Moisés, Manuel da Costa Pinto e Maria Esther Maciel.
O valor distribuído em prêmios é de R$ 200 mil.
Oi Futuro
O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.