Manuel de Barros é finalista do Prêmio Portugal Telecom de Literatura

Manuel de Barros é um dos 60 finalistas que concorrem ao Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2012. Dos concorrentes, 54 são autores brasileiros, cinco portugueses e uma são-tomense. A divulgação dos finalistas aconteceu na última quarta-feira (30), às 20h, no Oi Futuro em Ipanema. O resultado foi transmitido ao vivo pela internet. […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Manuel de Barros é um dos 60 finalistas que concorrem ao Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2012. Dos concorrentes, 54 são autores brasileiros, cinco portugueses e uma são-tomense. A divulgação dos finalistas aconteceu na última quarta-feira (30), às 20h, no Oi Futuro em Ipanema. O resultado foi transmitido ao vivo pela internet.

Diferente dos anos anteriores, a edição 2012 conta com três categorias: poesia, romance e conto/crônica. A reformulação do Prêmio e a separação por categorias promove a diversidade dos gêneros literários já que, ressaltando as modalidades textuais pertencentes a cada um deles, valoriza características singulares.

Ao todo foram inscritos 502 livros: 165 na categoria poesia, 139 em conto/crônica e 198 em romance. Todas as obras foram publicadas no Brasil, no ano de 2011.

Premiação

O Prêmio Portugal Telecom 2012 conta com uma curadoria formada pela curadora-coordenadora Selma Caetano, pelos especialistas José Castello (literatura brasileira) e Madalena Vaz Pinto (literatura portuguesa), além da expert em literatura africana Tania Celestino de Macedo.

A curadoria responde pelos resultados de todas as etapas do Prêmio e participa da composição de todos os júris.

Os 274 jurados que selecionaram os 60 finalistas também definiram o júri intermediário e final, que escolherá os autores nas próximas etapas do Prêmio, que acontecerão, respectivamente, em setembro – quando serão anunciados 12 finalistas – e novembro. Esta banca ficou formada por: Alcides Villaça, Antonio Carlos Secchin, Benjamin Abdala Júnior, Leyla Perrone Moisés, Manuel da Costa Pinto e Maria Esther Maciel.

O valor distribuído em prêmios é de R$ 200 mil.

Oi Futuro

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

Conteúdos relacionados