Mais de 400 pessoas participam de corrida em homenagem a Batalha do Riachuelo

Mais de 400 pessoas participaram neste domingo, 10 de junho, da Corrida Rústica em homenagem a Batalha do Riachuelo, Data Magna da Marinha brasileira. A prova foi organizada pelo 6º Distrito Naval, com a largada e chegada no Pórtico de Ladário. No masculino, os competidores foram divididos em seis categorias: 10 a 12 anos, 13 […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Mais de 400 pessoas participaram neste domingo, 10 de junho, da Corrida Rústica em homenagem a Batalha do Riachuelo, Data Magna da Marinha brasileira. A prova foi organizada pelo 6º Distrito Naval, com a largada e chegada no Pórtico de Ladário. No masculino, os competidores foram divididos em seis categorias: 10 a 12 anos, 13 a 17 anos, 18 a 26, 27 a 33, 34 a 40 e acima dos 40 anos. Entre as mulheres, somente a última faixa etária não tinha nenhuma corredora.
O primeiro a cruzar a linha de chegada foi Gisney Alves da Silva, de 15 anos, aluno da Escola Municipal João Batista. Ele completou os 4,8 quilômetros da prova em menos de 10 minutos. “Eu estou acostumado a competir. Nesse ano participei de todas as provas do Circuito de Corumbá”, contou o jovem atleta ao Diário. O percurso também foi o mesmo no naipe feminino, vencido por Maria Luciane Rondon. Para os homens, a prova foi um pouco mais extensa: 8 quilômetros.
As comemorações pela Data Magna da Marinha continuam na tarde deste domingo, às 16 horas, com uma simulação de guerra no Porto Geral de Corumbá, onde serão utilizados navios e helicópteros. O dia será encerrado com apresentações da Banda de Música de Fuzileiros Navais e da Banda Municipal Manoel Florêncio. Na segunda-feira (11), quando se comemora mais um aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, uma cerimônia será realizada às 09 horas, em frente Comando do 6° Distrito Naval.
A data
O grande feito do Almirante Barroso na Batalha Naval do Riachuelo, é comemorado anualmente pela Marinha do Brasil em 11 de junho. É considerada pelos historiadores, como uma batalha decisiva da Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai (1864-1870). A importância da vitória está ligada ao fato que, até aquela data, o Paraguai tinha a iniciativa na guerra. A situação se inverteu com a Batalha do Riachuelo, que garantiu o bloqueio e o uso pelo Brasil dos rios, que eram as principais artérias das operações de guerra.
Essa foi a primeira grande vitória da Tríplice Aliança na guerra e, por isto, muito comemorada. O desfecho da Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida no dia 11 de junho de 1865, representa uma das vitórias mais relevantes da História Militar do Brasil, tornando-se um dos principais eventos a serem rememorados.

Conteúdos relacionados