Mais de 29 mil candidatos concorrem a vagas na UEMS

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que seleciona ingressantes via SiSU (Sistema de Seleção Unificada, do MEC), recebeu de 7 a 12 de janeiro, 29.159 candidatos concorrendo a uma das vagas da Universidade, aumento de 36.69% com relação ao ano passado. O número de inscrições na Universidade – já que um candidato poderia […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, que seleciona ingressantes via SiSU (Sistema de Seleção Unificada, do MEC), recebeu de 7 a 12 de janeiro, 29.159 candidatos concorrendo a uma das vagas da Universidade, aumento de 36.69% com relação ao ano passado. O número de inscrições na Universidade – já que um candidato poderia escolher dois cursos – chegou a 35.597, representando aumento de 31.18%, nesse quesito.

Dentre os mais concorridos estão os cursos de Direito em Paranaíba (38,77 candidatos por vaga), Dourados (37,98) e Naviraí (35,16). Em quarto lugar aparece Pedagogia, em Campo Grande, com 34,98 candidatos por vaga e Ciências Biológicas, em Dourados, com 28,47. A média geral de concorrência registrou 15 candidatos / vaga. Vale ressaltar que esses dados são relacionados aos números gerais, sem a divisão das vagas ofertadas para as ações afirmativas, ou seja, a concorrência poderá ser alterada. Segundo o reitor da UEMS, Fábio Edir, “esperava-se um aumento no número de inscritos, mas a proporção foi surpreendente”.

Balanço realizado no ano anterior, destacou, segundo a vice-reitora, Eleuza Ferreira Lima, que “apesar de alunos de todo o Brasil participarem do processo, 85% dos matriculados na UEMS em 2011 foram sul-mato-grossenses, o que contradiz às críticas de que o SiSU/UEMS não privilegia o Estado”. Quanto a 2012, esses dados só poderão ser obtidos após o período de matrículas.

Caso você, candidato, não tenha sido aprovado nesta primeira chamada. Não desanime. Além de o sistema do MEC disponibilizar duas chamadas, você ainda pode se inscrever para participar da lista de espera, já que muitos inscritos usam muitas vezes o SiSU apenas para “testar” em quais cursos entrariam e acabam não efetuando a matrícula. É preciso que você esteja atento a cada etapa seguinte, para não perder a oportunidade de cursar a Universidade pretendida.

Próximas etapas

O resultado do Processo Seletivo será disponibilizado pelo MEC no dia 15 de janeiro, conforme o cronograma. O candidato aprovado na primeira opção de curso na UEMS deverá fazer sua matrícula, nos dias 19 e 20, das 12h às 18h, na coordenação do curso escolhido, nos seguintes endereços http://www.vestibular.uems.br/enderecos.php. Caso não faça a matrícula, perderá a vaga.

O candidato que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado na chamada seguinte, de acordo com a disponibilidade de vagas. A segunda chamada será divulgada em 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31.

Se eu não entrei na segunda chamada, ainda posso cursar UEMS?

Os candidatos que não conseguirem vaga nas duas chamadas deverão pedir inclusão, entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro, na lista de espera do SiSU (acessar o site do MEC). Após o uso da lista de espera do SiSU, se ainda houver vagas disponíveis, a UEMS as divulgará por processo próprio, segundo informações disponibilizadas em seu site (www.uems.br). Mais informações na UEMS pelos telefones (67) 3902-2516 e 9808-8570.

Conteúdos relacionados